Portonave bate todos os recordes em um semestre

Portonave bate todos os recordes em um semestre
Foto – DIVULGAÇÃO

(PORTONAVE – Assessoria de Imprensa)

A Portonave, localizada no Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes, registrou a maior movimentação de contêineres em um semestre: foram 700.323 TEUs — unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés, operados de janeiro a junho, superando o recorde de 634.998 TEUs movimentados no segundo semestre do ano passado — crescimento de 22%.

O desempenho é resultado da parceria com armadores, que hoje possuem 14 linhas de navegação na Portonave, e também dos importadores e exportadores que escolhem Navegantes para escoar e receber suas cargas. As operações são realizadas com segurança, eficiência e qualidade por nossos 1,1 mil profissionais.

Há seis anos, a Portonave está consolidada como o terminal portuário que mais movimenta contêineres no Sul do Brasil. Em Santa Catarina, representou 64% de participação de mercado, segundo dados do Datamar de janeiro a maio.

Desde o início das operações, 11,7 milhões de TEUs foram movimentados e 8,7 mil escalas de navios recebidas até junho. Entre os principais produtos exportados no semestre, estão madeiras e carnes congeladas. Na importação, plásticos, têxtil e maquinários. As mercadorias têm como principais destinos e origens China e EUA.

Meses centenários

Neste semestre, todos os meses bateram a marca de mais de 100 mil TEUs movimentados, patamares de movimentação inéditos na história do Terminal.

Janeiro: 104,4 mil TEUs

Fevereiro: 101,1 mil TEUs

Março: 124 mil TEUs

Abril: 117,2 mil TEUs

Maio: 126,8 mil TEUs (maior movimentação em um mês)

Junho: 126,5 mil TEUs

Acessos no Gate

Os números de Gate, área de entrada e saída de caminhões, também são os maiores já registrados. Foram mais de 329 mil acessos no primeiro semestre — crescimento de 29% em relação ao mesmo período de 2022, de 254 mil acessos. Cerca de 2,1 mil contêineres são recebidos diariamente no Gate, enquanto no primeiro semestre de 2022 eram 1,6 mil. Em junho, 2.944 contêineres foram movimentados em um único dia no Gate, um recorde histórico.

Números da Iceport

A Iceport, câmara frigorífica totalmente automatizada, integrada ao Terminal, é referência para os principais players do mercado, principalmente pela qualidade nas operações e habilitações especializadas, como Chile, México e Halal — produtos de acordo com os valores da religião islâmica. O destaque foi o mercado do México, com a movimentação de 5 mil toneladas em abril, maio e junho.

Responsabilidade Social

Na área social, 27 mil pessoas foram envolvidas e R$ 3 milhões investidos em projetos diretos e incentivados, voltados à cultura, à educação, ao esporte, à saúde e ao meio ambiente, no primeiro semestre de 2023.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.