Projeto para ampliar a produção de uvas no Paraná

(da Redação com informes da AEN)

O programa Revitis, destinado a estimular a produção de uvas no Paraná, especialmente as rústicas, para sucos e vinhos, foi lançado pelo Governador Carlos Massa Ratinho Junior em novembro de 2019.

O IDR – Instituto Rural do Paraná – tem mantido contatos com as Prefeituras, oferecendo todo o incentivo para que os agricultores se interessem pela cultura, como acompanhamento técnico, mudas, linhas de financiamento. E, assim, o cultivo tem aumentado no Estado.

O programa é uma parceria entre o Governo do Estado,  suas autarquias, as universidades e a iniciativa privada, e prevê a autossuficiência da cadeia como resposta à falta de parreiras para atender a demanda da indústria local.

O Governador afirma que “temos qualidade e sabemos o que queremos entregar, mas faltava organizar esse ecossistema”, disse. “Nossos técnicos vão ajudar os produtores a especificar as variedades genéticas para eles produzirem mais e com mais qualidade em todas as regiões. Queremos fazer do Paraná um Estado agroindustrial, capaz de tirar do campo e processar com valor agregado”.

Em Pitanga (da Prefeitura de Pitanga)

Há poucos dias foi realizada na Secretaria de Agricultura e Pecuária, uma reunião junto ao IDR-Paraná, para definir assuntos e iniciar a execução do PROJETO UVAS RÚSTICAS, aprovado em 2020 e que deverá beneficiar inicialmente 5 propriedades familiares para tornarem-se Unidades de Referência (UR’s), visando a experimentação da produção de uvas para vinho e suco no município de Pitanga, e a posterior difusão das tecnologias para outras propriedades. O projeto ocorrerá através da parceria da Prefeitura Municipal com o IDR/Paraná e a Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (SEAB).

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.