Quase 2 quilômetros de tubulação para eliminar alagamentos no centro de Itajaí
As galerias de macrodrenagem para a solução dos alagamentos no Centro de Itajaí estão concluídas. Depois de 11 meses de obras, as avenidas Joca Brandão, Marcos Konder, Abrahão João Francisco e Carlos Ely e rua João Bauer receberam 1,7 quilômetro de tubulação para escoar as águas da chuva. Nesta semana, os últimos 300 metros de tubulação se ligaram ao rio Itajaí-Açu.
A Secretaria de Obras e Serviços Municipais construiu uma proteção aos tubos implantados no rio Itajaí-Açu em forma de pequenos molhes. Com essa última ligação, as galerias estão operando em 100% de sua capacidade no escoamento das águas pluviais. “Esta obra é um marco importante na resolução dos problemas no Centro de Itajaí. Acabar com os alagamentos é primeiro passo das transformações que virão. Nosso próximo objetivo é concluir as obras de mobilidade na região”, afirma o governo Volnei Morastoni.
As galerias resolverão os problemas crônicos de alagamentos nas avenidas Joca Brandão, Sete de Setembro, Marcos Konder e Abraão João Francisco, além das ruas Lauro Muller, Quinze de Novembro, Camboriú, João Bauer, Alércio de Souza Flor e Carlos Hugo Praun. O investimento foi de R$4,6 milhões do Orçamento Geral da União (OGU) através de convenio firmado entre o Governo Federal e a Prefeitura de Itajaí.
Integram a galeria 895 metros de galeria na Joca Brandão (tubos de 2,5 x 2 metros entre o Rio Itajaí Açu e a Avenida Marcos Konder), 152 metros de galerias (1,5 x 1,5 metro) ligando a Avenida Joca Brandão a Avenida Abraão João Francisco, 675 metros de tubos (bitola de 1,2 metro) na Avenida Marcos Konder no trecho entre a Avenida Joca Brandão e o Hospital Marieta Konder Bornhausen e na Rua João Bauer.