Quase 4 mil metros cúbicos de lodo já foram tirados do Rio Marambaia

Quase 4 mil metros cúbicos de lodo já foram tirados do Rio Marambaia
FOTO – DIVULGAÇÃO (Emasa)

(PREFEITURA DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ)

Em dois meses, a obra de dragagem do Rio Marambaia já retirou cerca de 4 mil metros cúbicos de lodo do fundo, contabilizados até o dia 28 de outubro. Os trabalhos estão entre a Rua 2001 e Avenida Osmar de Souza Nunes, seguindo em direção a foz. A dragagem que é esperada há décadas pela população para resolver a questão da água escura e odor, estima retirar a quantidade total de 6 mil metros cúbicos de lodo.

A obra executada por meio da Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA), foi autorizada pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), e iniciou no dia 26 de agosto. O diretor geral da Emasa, Douglas Costa Beber menciona que, nesse último mês foram feitos alguns ajustes na logística da obra, sendo possível acelerar mais o ritmo dos trabalhos. “Iniciamos com a retirada de uma média de 20 metros cúbicos por dia, equivalente a 12 caçambas. E pedimos mais celeridade para a empresa, que fazendo alguns ajustes na logística, conseguiu chegar na retirada de lodo diária em torno de 150 metros cúbicos, passando para 79 caçambas. Também tivemos muitos dias de chuva, o que atrapalha um pouco, mas esperamos concluir a dragagem o mais próximo possível do prazo previsto”, ressaltou Douglas.

O prazo estimado para a conclusão da obra é de três meses, a partir do início do trabalho. O valor contratado para esta obra é de R$ 633 mil.

Mesmo durante a dragagem, e depois, o programa Se Liga na Rede, responsável por verificar a situação das ligações hidrossanitárias dos imóveis atendido pela rede coletora de esgoto da Emasa, segue com as fiscalizações para coibir ligações clandestinas e garantir a qualidade do saneamento e das águas de rios e mares de Balneário Camboriú.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.