Quê tal 10 dias num paraíso natural? Vila Velha, holandeses, Guartelá?
(da Redação)
Curta o feriado da Páscoa e, se puder, estique o passeio por uns 10 dias (aproveitando também o 21 de abril) e conheça uma atração maravilhosa, juntando cultura, turismo de aventura, história, paisagens maravilhosas em cidades como Ponta Grossa, Castro, Carambeí e Tibagi.
Em Ponta Grossa, tem o Parque da Vila Velha com as incríveis formações rochosas. Entrando, você usufrui de uma estrutura turística completa com estacionamento, recepção, bilheteria, restaurante, café, banheiros, lojas de presentes, ônibus, conexão wi-fi em vários pontos, câmeras de monitoramento e uma completa sinalização para aproveitar com conforto, segurança e muito conhecimento o seu passeio. Além das formações, uma série de outras atrações: arvorismo, balão estacionário, tirolesa, trilhas, cicloturismo, passeios por Furnas (rochas sedimentares de origem marinha costeira com 400 milhões de anos), Lagoa Dourada, Parque Buraco do Padre (anfiteatro subterrâneo com cachoeira, um dos mais impressionantes monumentos naturais do mundo).
Em Carambeí tem a Rota Holandesa. O parque é um museu a céu aberto contando toda a história dos imigrantes holandeses que chegaram a Castro em 1911. Com Centro Cultural, Museu Histórico e um dos maiores moinhos de vento do mundo, além de restaurantes e confeitarias com as mais deliciosas tortas.
Em Castro toda uma história de uma cidade que foi rota dos tropeiros (a avenida principal era passagem) e capital do Estado.
Em Tibagi, também rota dos tropeiros, está o fantástico Parque Nacional do Guartelá, com rios, canyons, morros. Em meio a tanta beleza vemos marcas de diversas épocas passadas, deixadas por indígenas, jesuítas e tropeiros. Nos 34 km de extensão do Canyon do Rio Iapó, eles registraram parte de sua história, cultura e tradições. As marcas dos primeiros habitantes do Canyon estão registradas em pinturas rupestres feitas nas formações rochosas. Em Tibagi, ainda, tem turismo de aventura, fazendas para um bom café colonial e comida típica dos tropeiros.