Quem foi a heroína Aracy de Carvalho lembrada na série “Passaporte para a Liberdade”? Era uma rionegrense

Quem foi a heroína Aracy de Carvalho lembrada na série “Passaporte para a Liberdade”? Era uma rionegrense
Foto: reprodução

(da Redação)

Na série “Passaporte para a Liberdade”, no primeiro capítulo a personagem Aracy de Carvalho (interpretada por Sophie Charlotte) fala que nascera no Paraná. E, com efeito, Aracy Moebius de Carvalho Guimarãers Rosa, a brasileira que arriscou a vida na 2ª. Guerra Mundial para ajudar judeus a escaparem do Nazismo na Alemanha, nasceu em Rio Negro no dia 5 de dezembro de 1908 e faleceu em São Paulo, com a idade de 102 anos, no dia 28 de fevereiro de 2011.

Não possuindo qualquer proteção ou imunidade diplomática, Aracy trabalhava no Consulado Brasileiro em Hamburgo, e usou de sua posição para burlar as regras dos governos alemão e brasileiro, emitindo vistos para que judeus pudessem imigrar e fugir do verdadeiro inferno em que viviam.

Aracy foi uma poliglota brasileira que prestou serviços ao Ministério das Relações Exteriores. Foi agraciada pelo governo de Israel com o título de “Justa entre as Nações” pela ajuda que prestou a muitos judeus a entrarem ilegalmente no Brasil durante o governo de Getúlio Vargas.

A homenagem de inclusão do nome de Aracy no Jardim dos Justos entre as Nações do Yad Vashem (Museu do Holocausto), em Israel, foi prestada em 8 de julho de 1982, ocasião em que também foi homenageado o embaixador Souza Dantas. Ela é uma das pessoas homenageadas também no Museu do Holocausto de Washington (EUA). É conhecida pela alcunha de O Anjo de Hamburgo.

Foi casada com o escritor João Guimarães Rosa, na época em que o romancista também trabalhava junto com ela no Consulado brasileiro em Hamburgo.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.