Quer ficar num chalé sobre um lago? Em Fernandes Pinheiro tem. Vá lá!

Município festeja 24 anos com a 4ª. edição da Agrifrut Fest, de 6 a 8 de dezembro

Sob o predomínio do soja, mas com uma cultura bem diversificada, Fernandes Pinheiro é um dos mais jovens municípios do Paraná, condição recebida pela lei 11.266 de 21 de dezembro de 1995. Estão sendo festejados, portanto, em 10 de dezembro, os 24 anos de emancipação política e administrativa, desmembrado de Teixeira Soares. Com uma área territorial de 406,633 km2, são plantados soja em 11.980 hectares, trigo em 2.350, feijão em 7.190, milho em 4.000, além de mandioca, triticale, arroz, erva-mate, batata-inglesa, cebola, fumo. A produção leiteira é significativa e as maiores criações são de galináceos, bovinos, suínos, caprinos e ovinos.

Para festejar condignamente os 24 anos, a Prefeitura vai promover a 4ª. edição da Agrifrut Fest, que terá por local o Parque da Prainha totalmente remodelado. Será entre os dias 6 a 8 de dezembro. No dia 6, uma grande atração: Michel Teló – a partir das 22h30. No dia 7, outra: Rio Negro & Solimões, também às 22h30. No dia 8, Os Serranos, a partir das 16 hs. E mais: culto de Ação de Graças, Rádio Radar, Leonel Rocha e Campos. E, ainda, no dia 8, a 1ª. Volta da Prainha, corridas de 3 e 7 km com prêmios, troféus e medalhas. Provas masculina e feminina, idades entre 16 e 70 anos.  Vai ter também Arena Velocross Pro Tork, nos dias 7 e 8, com várias categorias de motos.

Mas o principal de tudo serão as frutas a serem comercializadas: melancias, pêssegos, ameixas, morangos, uvas, e outros produtos como feijão, batata, milho, cebola, alho, compotas, geléias, conservas, pães, biscoitos.

Atrações

São muitas as atrações de Fernandes Pinheiro. A começar pelas belas paisagens com pinheiros. Na BR-277 está a Parada Anila oferecendo praticamente de tudo. Tem a Fazenda e Resort Charme Virá, com chalés de madeira sobre um imenso lago, piscina aquecida, passeios a cavalo, passeios de caiaque. Tem os produtos artesanais e coloniais.

História

Texto da Prefeitura

A denominação Fernandes Pinheiro originou-se do nome dado à Estação Ferroviária, em homenagem a um dos diretores da Estrada de Ferro São Paulo – Rio Grande do Sul, engenheiro Antonio Augusto Fernandes Pinheiro. Seu primeiro nome foi Imbituvinha. Era parada de tropeiros que vinham do Sul. Há registros de que em 1899, a povoação foi elevada a distrito policial do Município de Santo Antonio de Imbituva, passando, em 1907, a integrar o município de Irati. Durante a construção da Estrada de Ferro, o povoado passou a pertencer à cidade Imbituva, à qual era ligada por estrada de rodagem. Em 1917, passou a integrar o município de Teixeira Soares, ano em que este se emancipou de Entre Rios. Nessa época, a Estação de Fernandes Pinheiro era importante centro comercial e industrial, de onde partiam deligências para Imbituva, Prudentópolis e Guarapuava, provenientes da Capital do Estado. De pesquisa realizada com antigos moradores, constata-se que, em Fernandes Pinheiro, havia grandes serrarias, posto de gasolina, banco, açougues, ferraria, padaria, sapataria, hotés, pensão, clubes, cinemas e outra diversões, alfaiataria e costureiras, cartório, fábrica de café, moinho de milho, correio, luz elétrica, telefone, casas comerciais, sorveterias, barbearia, escola, igrejas, médico e dentista. Em 10 de Dezembro de 1995, realizou-se em Fernandes Pinheiro, o plebiscito para emancipação, vindo a ser criado o Município de Fernandes Pinheiro. Este trabalho foi realizado através de reuniões em comunidades do interior e sede, com a particpação de políticos, pessoas influentes e que conheciam a realidade local. Foi publicada em Diário Oficial em 28 de Dezembro de 1995, Lei Estadual nº 11.266, de 21 de Dezembro de 1995. A primeira eleição do município de Fernandes Pinheiro aconteceu em 03 de Outubro de 1996, elegendo seu primeiro Prefeito e Vereadores.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.