Rancho Alegre d´Oeste na alegria antecipada dos 28 anos

Rancho Alegre d´Oeste comemora 28 anos de emancipação política e administrativa, com território (240 km2) desmembrado de Goioerê. A data é 20 de março, mas neste ano, porém, a grande festa foi antecipada para os dias 6,7 e 8 de março, quando foi realizada a Exporancho 2020. Com variadas atrações, como rodeio, 3 tambores, Team Roping. E os shows que atraíram multidões de toda a região: Adson e Alana no dia 6, junto com o Trio Rancho Alegre, Grupo Gaiato e Alessandro Alves; Herança no dia 7; Rio Negro e Solimões no dia 8.

Outra atração que a cidade realiza anualmente é a Festa da Tilápia no Tacho.

Conforme o Ipardes, o município planta milho em 14.100 hectares, soja em 17.900, trigo em 500, além de mandioca e outras culturas. As maiores criações são de galináceos e bovinos. A produção leiteira é importante.

História

Texto da Prefeitura

A região onde se situa o município de Rancho Alegre D´Oeste, no início da década de sessenta era conhecida por Mil Alqueires, de propriedade da Companhia Jamaica de Colonização. Nesta época, Manoel Medina Martins, Cícero Herculano Gomes e Cícero Domingos de Lima, adquiriram da Companhia Jamaica, lotes de 3,5 alqueires cada um, por intermédio de Zezinho Fabrício e resolveram fundar uma povoação a que deram o nome de Rancho Alegre.

O nome da localidade origina-se do fato de que na época da ocupação havia muitos animais selvagens nas imediações, principalmente cobras e onças. Para se prevenirem, os pioneiros construíram vários ranchos de madeira, que à noite ficavam iluminados e animados. Dentro, os moradores ficavam contando causos e bebendo pinga. Desta forma os ranchos se tornavam alegres, o que gerou a denominação do lugar.

O primeiro lote urbano foi vendido a José Cavalette. Foram doados três lotes para construção da escola, delegacia e igreja. A primeira missa foi rezada no interior de uma máquina de arroz, em 1962. Pela Lei n.º 6.908, de 30 de agosto de 1977, foi criado o distrito de Rancho Alegre. Em 04 de julho de 1990, pela Lei Estadual n.º 9.311, foi criado o município com território desmembrado de Goioerê e denominação alterada para Rancho Alegre D´Oeste, para diferenciá-lo de município homônimo, também existente no Estado do Paraná.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.