Realeza, uma cidade nobre, comemorou seus 56 anos
Pelo decreto 3.837/19, de 20 de agosto de 2019 o prefeito de Realeza, Milton Andreolli, decretou a alteração da data do feriado municipal de aniversário do município, que seria comemorado no dia 12 de novembro, para o dia 10 de novembro. A alteração ficou válida apenas para este ano.
E assim, de 8 a 11 de novembro, o município comemorou 56 anos de emancipação. No Centro de Eventos foi realizada a III Facir – Feira Artesanal, Comercial e Industrial de Realeza. O evento visa valorizar os empreendedores locais e tem apoio da Prefeitura, Câmara e ACIAR – Associação Empresarial de Realeza.
Mais de 100 expositores participaram, teve Praça da Alimentação, parque de diversões, shows. No dia 8 teve Fiduma e Jeca, além de Jeann e Julio. No dia 9, Talles e Murilo. E no dia 10 Laubet.
Prefeito, vice, vereadores
O prefeito atual é Milton Andreolli. Seu vice é Everson Chiecanowiski. Os 9 vereadores são os que seguem: José Alair dos Santos, Oseias de Oliveira, Odir Basso, Clair Guedes, Alvarino Andrade, Ronize Rampaneli, Altamiro Duarte, Lenoir Jorge Iop e Claudio Eduardo de Oliveira.
Produção
O Ipardes destaca que as principais culturas de Realeza são: soja (16.200 hectares), milho (4.600), trigo (9000), além de feijão, mandioca, aveia e outras. Tem importância também erva-mate, uva, banana, cítricos. Na pecuária, frangos, bovinos, suínos e codornas. Produtos de origem animal: leite, mel de abelha, ovos de galinha.
O parque industrial abriga empresas com diversas atividades, podendo ser citadas a unidade da Coopavel, a Fecularia Subida, o Grupo Salmar (móveis), a Tallento pré-moldados, a Biorgânica, a DAF indústria química.
Novo complexo turístico
No dia 13 de outubro a Prefeitura lançou o projeto da Marmelândia (que é um distrito). Para aproveitar o lago formado pela recente construção da Usina Baixo Iguaçu, o complexo turístico teria praia artificial, bosque, camping, centro gastronômico, local para caminhadas, píer, quiosques, pontos para embarcações. Projeta-se também a urbanização de todo o distrito.
História
Texto do IBGE
A ocupação inicial, deu-se em função do extrativismo da madeira e o desenvolvimento da cidadeacelerou-se após a instalação da indústria Cazaca Ltda. As planas e férteis terras de latossolos, a localização, as novas estradas, uma pequena usina hidrelétrica, o plano piloto da cidade e as condições facilitadas para aquisição do terreno e da madeira para construção foram fatores determinantes para atrair as famílias que chegavam todos os dias.Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Realeza, pela lei estadual nº 4728,de 24-06-1963, desmembrado de Amperé. Sede no atual distrito de Realeza (ex-localidade). Constituído do distrito sede. Instalado em 12-10-1963.Pela lei estadual nº 4796, de 09-12-1963, é criado o distrito de Marmelândia anexado ao município de Realeza.Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 2 distritos: Realeza e Marmelândia.Pela lei municipal nº 44, de 04-06-1965, é criado o distrito de São Roque e anexado ao município de Realeza.Pela lei municipal nº 49, de 30-08-1965, é criado o distrito de Maravilha e anexado ao município de Realeza.Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município é constituído de 4 distritos: Realeza, Maravilha, Marmelândia e São Roque.Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.