Rede Cidade Digital completa 12 anos fomentando a modernização dos municípios
A Rede Cidade Digital completou 12 anos de atuação no fomento ao surgimento de cidades inteligentes e conectadas. Em parceria com Prefeituras, a RCD reúne, em encontros regionais, estaduais e virtuais, prefeitos, gestores e servidores municipais para compartilharem as ações implantadas nas localidades.
Desde 2012, já foram 200 eventos realizados e mais de 2.400 Prefeituras participantes, em 23 Estados. Somente em 2023, foram 21 eventos online (WebinarRCD), 17 fóruns regionais pelo país e três Congressos Estaduais de Cidades Digitais e Inteligentes. Neste mês, Campo Grande se prepara para receber a segunda edição do Congresso sul-mato-grossense para debater o tema. Em abril, será a vez de Canela sediar o 4º Congresso Gaúcho de Cidades Digitais e Inteligentes.
O diretor e criador da RCD, José Marinho, explica que a iniciativa, que teve início no Paraná, visa estimular, principalmente, os pequenos e médios ao abordar nos eventos soluções mais próximas da realidade dessas localidades, tornando-se referência para gestores municipais que buscam modelos de sucessos adotados por Prefeituras do país.
Ele avalia que o avanço das cidades que investem na transformação digital dos serviços públicos cresce conforme a necessidade de maior controle da máquina pública, acessibilidade e novas políticas de crescimento socioeconômico são adotadas. “Quando a Rede Cidade Digital surgiu, tínhamos um cenário ainda muito tímido, sobretudo no Paraná. Para se ter uma ideia, são 399 municípios no Paraná e somente em 14 havia alguma iniciativa do que a gente considerava como sendo uma cidade digital. Foi aí que vimos a necessidade de mostrar para as outras cidades, de estimular o surgimento de cidades mais conectadas e desenvolvidas a partir do uso estratégico de tecnologia, compartilhando modelos existentes para que outras cidades passassem a buscar algo semelhante para levar para os seus cidadãos”.
Além de compartilhar cases de sucesso nas administrações e políticas públicas federais e estaduais, os eventos da RCD facilitam o acesso a soluções de mercado disponíveis pelo país. “Mais de 80% das cidades brasileiras têm menos de 20 mil habitantes e por este motivo também precisam de processos de inovação. O que a RCD faz é colocar em um mesmo ambiente prefeitos, gestores, secretários e empresários para discutir como a tecnologia pode resolver problemas, trazer dados para pautar a tomada de decisão, o direcionamento das políticas públicas e assim ter condições de melhorar a qualidade de vida das pessoas. Seja morando no meio urbano quanto na zona rural, todo cidadão merece e deve receber os melhores serviços oferecidos pela Prefeitura”, ressalta o diretor da RCD.
Em 2024, ano eleitoral em que a tecnologia deve ser ainda mais inserida no contexto das cidades, tanto nos planos de governo de postulantes aos Executivos quanto nos projetos que buscam melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, todos os Estados brasileiros estão contemplados no calendário de eventos da Rede Cidade Digital.
Para o prefeito de Guaratuba (PR), Roberto Justus, com a chegada da tecnologia e necessidade de transformação digital, impulsionada nos últimos anos pela pandemia de covid-19, a gestão municipal vive um momento de mudanças. “Vivemos mudanças de paradigma, um novo jeito de fazer gestão, de uma forma mais eficiente, inteligente, e essa troca é muito importante”, ressaltou o prefeito que abordou nos eventos da Rede Cidade Digital temas como a atração de nômades digitais e a Parceria Público-Privada de Iluminação pública implantada no município do litoral paranaense.
Com a promoção do WebinarRCD durante a pandemia de covid-19, a TV RCD, no YouTube, também se tornou o maior acervo do país com informações sobre como as Prefeituras têm investido na transformação digital dos serviços públicos.
De norte a sul do país, os eventos têm mostrado a realidade das Prefeituras brasileiras no tema. “É um evento que se consolidou e que tem levado bastante conhecimento, troca de informações, um verdadeiro espaço para que haja esse compartilhamento de informações com gestores municipais tão necessário nesse tema da transformação digital, do governo digital como um todo”, comentou o coordenador-Geral de Gestão da Rede GOV.BR no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Régis Oliveira.
Para o presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e prefeito de Campo Bom, Luciano Orsi, o foco da adoção de tecnologia nas cidades é facilitar a vida do cidadão. “Desde 2016 participamos dos eventos da Rede Cidade Digital e também em Campo Bom trazendo alguns eventos, sempre buscando a qualificação, a inovação dos nossos municípios para que a gente possa cada vez mais conectar o cidadão e a Rede Cidade Digital tem sido uma fonte poderosa para trazer inovação, conhecimento e dar a oportunidade para que os municípios apresentem os seus cases para outros municípios porque através dessa troca de ideias e experiências é que nós vamos avançando”, disse Orsi.