Reserva Biológica das Perobas: 16 anos de conservação da Natureza
(da Redação)
Com 8.716 hectares, a Reserva Biológica das Perobas é a maior do Norte e Noroeste do Paraná. Criada no dia 20 de março de 2006, está comemorando portanto 16 anos de existência. 16 anos conservando aquelas árvores maravilhosas dos tempos da colonização, com mais de 30 metros de altura. Além das perobas, outras, também de grande porte, evidenciam a importância da conservação. A reserva, em áreas de Tuneiras do Oeste e Cianorte, abriga mais de 120 espécies de aves como araçaris, surucuás, urubus-rei, juruvas e jacupembas. E animais como catetos, veados-mateiros, antas, queixadas.
O trabalho de conservação, manutenção, fiscalização, não para – para que a maravilha continue admirando a quem tem a oportunidade de conhecê-la. Por exemplo: o trabalho de manutenção de trilhas e aceiros não para, recebendo os cuidados de brigadistas. Há ali uma rede de 15 km de trilhas e elas são importantes para proteção, pesquisa e visitação nas unidades de conservação.
Há alguns dias a brigada, mantida em parceria entre o ICMBio e a Prefeitura de Tuneiras do Oeste, combateu e extinguiu um incêndio ambiental.
Recentemente, também, uma operação de fiscalização do ICMBio e da Polícia Militar Ambiental localizou e destruiu 5 jiraus, cevas e uma arapuca usadas para caça ilegal de animais silvestres. Também foram apreendidos e destruídos cartuchos de munição deflagrada e um veado-mateiro abatido. Os infratores não foram localizados.