Ribeirão Claro, em Angra Doce, chega ao 116º ano de emancipação
(da Redação)
Uma das cidades que mais se desenvolve em relação ao turismo, Ribeirão Claro está comemorando no dia 13 de maio o 116º de emancipação. Desmembrado de São José da Boa Vista, o município tem uma área territorial de 626 km2, está a 638 metros de altitude e é sede de Comarca. Conforme dados do Ipardes, planta-se ali 2.300 hectares de milho, 1.800 de soja, além de café, cana-de-açúcar, feijão, abacaxi, mandioca, trigo, goiaba, abacate, banana, maracujá, etc. São excelentes as produções de leite e ovos de galinha. Na aquicultura, destaque para a tilápia.
Turismo
Ribeirão Claro integra a região turística de Angra Doce, aproveitando o imenso reservatório da Usina Hidrelétrica de Chavantes e seu entorno. Integram-na ainda os municípios paranaenses de Carlópolis, Siqueira Campos, Jacarezinho e Salto do Itararé, além dos paulistas Chavantes, Ourinhos, Canitar, Ipaussu, Timburi, Piraju, Fartura, Bernardino de Campos, Itaporanga e Barão de Antonina.
Os turistas desse destino encontram ali cachoeiras, locais para acampar e para caminhadas, voo livre, rafting, roteiros para cicloturismo, pontos de mirante como o Morro do Chapéu e do Trem, rios para a prática de pesca e esportes aquáticos e outras atrações que vão chamando as atenções de pessoas até de fora do Brasil.
Em Ribeirão Claro, por exemplo, estão à disposição diversos resorts, como o Tayaya, Villa Bueno, Daj Resort e Marina, Estância Pedra do Índio, Porto Villa da Mata (esta com atividades de aventura por terra, água e ar), pesque-pagues, pousadas, a Ilha 54.
A cidade promove anualmente a Fescafé. Neste ano, vai acontecer de 4 a 7 de julho, com shows nacionais, parque gastronômico, parque de diversões.