Rio Branco do Sul chega aos 77 anos

(da Redação)
Está chegando o dia 11 de outubro e com ele a data comemorativa do 77º aniversário de emancipação de Rio Branco do Sul. O município foi desmembrado de Cerro Azul, tem uma área territorial de 820 km2, é sede de Comarca e está a 915 metros de altitude.
As terras são propícias para atividades de exploração de minérios, como cal, fertilizantes, cimentos. Está ali a maior fábrica de cimento da América Latina, que é a Votorantim. Fundada em 1950, tem capacidade para 7 milhões de toneladas de cimentos por ano.
Outras empresas importantes do parque industrial são a Metalesp Implementos Rodoviários, Brascal, Laminados Nile, Minérios Furquim, Granisul Minérios.
As terras produzem tangerina, milho, soja, feijão, uva. São boas as produções de leite e ovos de galinha.
História
Historia-se que o atual município de Rio Branco do Sul tenha tido sua origem em um arraial formado ao longo de alguma jazida aurífera. E é exatamente nas suas riquezas minerais, que se encontra sua vocação maior na extração do cimento e da cal, possuindo atualmente algumas fábricas de minérios.
Entre as riquezas naturais, cabe citar a Gruta de Lancinhas com um comprimento de 350 metros, percorridos pelo Ribeirão Lancinhas que no final do nível se transforma em cascata, possuindo inúmeras galerias sendo a maior e a mais bonita a Galeria de Cristais.
