Rio Negro e Mafra sem transporte coletivo. Empresa fechou

A empresa que fazia o transporte coletivo nas cidades de Rio Negro (Pr) e Mafra (SC), a Viação Santa Clara, encerrou atividades no começo de junho. Com isso, ambas as cidades ficaram sem

o serviço de transporte de passageiros. Até o dia de ontem, o Consórcio Intermunicipal Urbano estava na busca por uma nova empresa para atender as populações.

Destaque-se que em Santa Catarina, desde o dia 18 de março, o governo suspendeu o transporte coletivo em todo o Estado. No Paraná, porém, isso não aconteceu.

A Viação Santa Clara, que demitiu cerca de 40 funcionários (entre motoristas, mecânicos e do escritório), tinha 8 rotas em Rio Negro e Mafra e 313 paradas de ônibus.

As duas cidades, separadas pelo rio Negro, formam um aglomerado urbano de cerca de 100.000 habitantes.

De Rio Negro

Em nota oficial, a Prefeitura diz:

O município de Rio Negro sempre procurou atender as exigências da referida empresa em todos esses anos que a mesma prestou serviços de transporte coletivo entre Mafra e Rio Negro, inclusive atendendo as solicitações de majoração dos preços das passagens, quando demonstrados os custos e as necessidades para tal. Concordamos com a redução de linhas, quando a Santa Clara solicitou, pois algumas davam prejuízo pelo baixo número de passageiros. Fizemos, em conjunto com o município de Mafra-SC, também com grande desejo da empresa Santa Clara, a criação do Consórcio Intermunicipal Urbano, para gerenciar o transporte coletivo das duas cidades. Apesar de tudo isso, linhas continuaram sendo canceladas a pedido da Santa Clara, sempre com a justificativa de que tais linhas davam prejuízo. Mesmo com todas essas dificuldades, o serviço vinha sendo prestado, até que no dia 18 de março o governo de Santa Catarina suspendeu o transporte coletivo em todo o Estado, inclusive em Mafra, local da sede da Santa Clara, que suspendeu suas atividades desde então. Rio Negro, com base no decreto do governo do Paraná, não suspendeu os serviços de transporte coletivo, inclusive o transporte público para a prefeitura nunca parou.

Por isso, a prefeitura de Rio Negro resolveu notificar a empresa Santa Clara a retomar o serviço das linhas, apenas nos trajetos de Rio Negro, mas a empresa nos respondeu que sem majoração das tarifas e sem o pagamento de um subsídio por parte da prefeitura, não teria o interesse em continuar prestando serviço de transporte público aqui. Por isso a prefeitura, desde então, busca alternativas para fazer o transporte coletivo público, pelo menos dentro do território rionegrense, e nos próximos dias esse serviço terá início. Além disso, o Consórcio Intermunicipal Urbano, está contatando novas empresas que possam se interessar em assumir o transporte público coletivo de Riomafra.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.