Rumo na 12ª Conferência Internacional de Transporte Pesado

Rumo na 12ª Conferência Internacional de Transporte Pesado

(DA REDAÇÃO)

A Rumo, maior concessionária de ferrovias do país, participou pela primeira vez da International Heavy Haul Association (IHHA). Foi a décima segunda edição da conferência internacional que foi realizada até o dia 31 de agosto, no Windsor Convention & Expo Center, no Rio de Janeiro. Com o foco em inovação e tecnologia ferroviária a empresa apresentou 23 trabalhos desenvolvidos por 36 colaboradores ao público presente. Representantes de 30 países estiveram participando do evento.

De acordo com Alexandre Jacob Alves, diretor de Manutenção de Via, a participação da companhia no evento foi uma oportunidade para discutir as tendências do setor e mapear oportunidades que contribuam para o desenvolvimento do setor ferroviário.

“A Rumo possui uma área dedicada a “Inovação Aberta” que busca melhorias por meio do processo de imersão, soluções do ecossistema e a aplicação de métodos que oferecem a visão de futuro para as ferrovias”, explica o diretor.

Entre os projetos pilotos apresentados pelos profissionais das empresas, há diversas soluções focadas em eficiência e segurança ferroviária, por exemplo: um equipamento que acelera a descarga de vagões, um sistema de câmeras que detecta defeitos nos vagões e auxilia nos trabalhos de manutenção, um material de polímero elástico que melhora a performance dos dormentes de concreto, além de um software focado em modelos matemáticos que predizem manutenções necessárias nas composições e reduzem os riscos de descarrilamento dos trens.

“A Rumo oferece todas as ferramentas para que os colaboradores criem propostas inéditas e que contribuam não somente para o desenvolvimento da empresa, mas sim todo o setor ferroviário e de infraestrutura”, destaca Jacob

Sobre a Rumo

A Rumo é a maior operadora de ferrovias do Brasil e oferece serviços logísticos de transporte ferroviário, elevação portuária e armazenagem. A Companhia opera 9 terminais de transbordo, seis terminais portuários e administra cerca de 14 mil quilômetros de vias férreas nos estados de Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Goiás e Tocantins. A base de ativos é formada por 1.400 locomotivas e 35 mil vagões. A Rumo está presente na 18ª carteira do ISE B3, o Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3 que reconhece as empresas que são referências em práticas ESG.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.