Sabáudia vai chegar aos 69 anos
(da Redação)
69 anos! Eis a data de emancipação de Sabáudia, que será alcançada no dia 26 de novembro. A História começou com a implantação da Estrada da Boiadeira, aberta a mando do Interventor Manoel Ribas em 1939, que demandava de Arapongas até a então Colônia Paranavaí.
Sabáudia foi a primeira povoação que se formou no interior de Arapongas e foi colonizada pela Companhia de Terras Norte do Paraná.
A “moderna” história sabaudiense começou com a emancipação de Arapongas. O município ficou com uma área territorial de 192 km2. Está a 733 metros de altitude e integra a Comarca araponguense.
Excepcional produtor de ovos de galinha, tem expressão também na produção leiteira. Na aquicultura, destaque para a tilápia. Em suas terras, planta-se 11.050 hectares de soja, 8.250 de milho, 2.000 de trigo, além de sorgo, café, laranja.
Uma obra que trará grande desenvolvimento à região vai ser a duplicação da PR-218, 10,4 quilômetros entre o final da pista dupla em Arapongas até o perímetro urbano de Sabáudia. O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná procede à abertura de licitação para contratação da empresa responsável pela elaboração do anteprojeto.
Além da duplicação, a empresa a ser contratada deverá estudar a implantação de cinco acessos em nível, vias marginais e de dois viadutos no trecho. Um viaduto deve ser previsto para o acesso à localidade de Campinho, em Arapongas, enquanto o outro será projetado no acesso ao Parque Industrial de Sabáudia.
Por falar em parque industrial sabaudiense, o local já há alguns anos tem atraído importantes empresas, especialmente as que se expandem do parque industrial de Arapongas.
Uma atração anual da cidade é o Arraiá de Sabáudia, no começo de julho, com barracas de comidas típicas, shows e apresentações de dança.