Saem de Bocaiuva do Sul alimentos agroecológicos

A família Marfil, de Bocaiuva do Sul, mantem desde 1995 a Marfil Alimentos Agroecológicos. A propriedade tem 40% de mata nativa. Surgiu a partir de uma demanda dos produtores familiares da Rede Ecovida de Agroecologia, que buscava um meio justo e solidário de inserir suas produções no mercado. Tem como atividades principais uma agroindústria de processamento (panifíceos, tortas, geléias, etc) e uma unidade de fracionamento (grãos, farináceos, açúcares, óleos vegetais, etc), além da produção de frutíferas e de animais. E oferece aos consumidores uma grande variedade de cereais, farináceos e processados livres de agrotóxicos e transgênicos. Tem como princípio o uso consciente dos recursos naturais, bem-estar dos animais, resgate de sementes tradicionais e crioulas, assim como a qualidade de vida das famílias produtoras. Com a marca “Marfil”, os produtos, através de uma rede de distribuidores e consumidores, vão de diversos tipos de arroz e feijões, a farinhas  (aveia, centeio, milho), vinhos, sucos, doces, geléias, balas, temperos, granolas, cookies, salgadinhos, quinoa, grão de bico, pipoca, canjica, quirera, amaranto, gergelim, soja.

Rede Ecovida

A Rede Ecovida se concretiza basicamente a partir de uma identidade e reconhecimento histórico entre as iniciativas de ONGs e organizações de agricultores construídas na região Sul do Brasil. Sua formação oficial data de 1998, como resultado da articulação iniciada anos antes por essas entidades. Atualmente conta com 27 núcleos regionais, abrangendo cerca de 352 municípios. Seu trabalho congrega, aproximadamente, 340 grupos de agricultores (abrangendo cerca de 4.500 famílias envolvidas) e 20 ONGs. Em toda a área de atuação da Ecovida acontecem mais de 120 feiras livres ecológicas e ainda outras formas de comercialização.

O funcionamento da Rede é horizontal e descentralizado e está baseado na organização das famílias produtoras em grupos informais, associações ou cooperativas. Estas organizações se articulam com associações ou cooperativas de consumidores, ONGs e outras instituições e formam um Núcleo Regional, circunscrito a determinada área geográfica. Cada Núcleo tem uma coordenação com uma tarefa de animação e gestão. A soma dos diferentes núcleos (nos estados do RS, SC e PR) forma a Rede Ecovida de Agroecologia. A Rede também possui uma coordenação composta por representantes dos estados que além da função animadora, também possui uma função deliberativa.

Cada uma dessas esferas possui fóruns específicos para deliberação e tomadas de decisões, sendo eles: Reuniões dos grupos, plenárias de núcleos, plenárias estaduais, plenária geral e Encontro Ampliado (espaço maior de encontro dos membros da Rede e que se realiza a cada 2 anos).

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.