SAMU ganha nova sede em Londrina
(PREFEITURA DE LONDRINA)
A construção da nova sede do SAMU está em andamento, próximo ao Terminal Rodoviário de Londrina, na Avenida Dez de Dezembro, 1.650, esquina com Rua Potiguares. A edificação está sendo realizada em um terreno com área total de 4.716 m², e a obra terá metragem de 2.057,63 m², com 1.670 m² de área construída e reforma de mais 430 m². Com as obras, o SAMU ganhará uma sede centralizada, ampliada e moderna para atender a população. Os serviços atualmente são distribuídos em endereços diferentes e a construção da nova sede, em uma área privilegiada, permitirá agilizar e qualificar ainda mais os processos de trabalho. Hoje, a regional do SAMU de Londrina, inaugurada em 2004, atende uma abrangência de 21 municípios, que totalizam cerca de um milhão de habitantes.
A construção da estrutura de concreto do novo prédio, que terá um piso térreo e mais três andares, está caminhando para as etapas finais. As equipes agora estão trabalhando na execução da laje do terceiro andar. Também estão em andamento serviços para edificação de alvenaria e da parte hidráulica, bem como intervenções para execução da caixa de elevador do prédio. O cercamento dos fundos da sede, em muro palito, está cerca de 70% construído. Uma antena de transmissão, com mais de 40 metros de altura, já foi instalada. A área onde será feito o heliponto, aos fundos do piso térreo, está sendo preparada para a implantação de concreto armado.
As estruturas antigas, que já existiam no terreno, onde antigamente havia um posto de gasolina, estão sendo revitalizadas. Toda a cobertura do imóvel foi trocada e foram realizadas demolições e retiradas de algumas partes, para que o prédio ganhe novo revestimento e recebe as adequações necessárias.
A Prefeitura está investindo cerca de R$ 4,5 milhões para realizar as obras, em execução pela empresa MTX Construções Ltda. A previsão de entrega é para o segundo semestre de 2021.
A nova sede contribuirá para aprimorar os fluxos de atendimento do SAMU. A estrutura abrange estacionamento para a frota de ambulância, heliponto de atendimento aeromédico, alojamento, refeitório, recepção, banheiros com acessibilidade, sala do Complexo Regulador de Urgência, sala de rádio, salas de coordenação médica e enfermagem, salas administrativas e de reuniões, salas de treinamento, auditório e salas de apoio, entre outros espaços.