Santa Casa de Londrina inaugura novo Pronto Atendimento
(PREFEITURA DE LONDRINA – Texto: Juliana Gonçalves, com informações da Assessoria de Comunicação da ISCAL)
A Santa Casa de Londrina inaugurou o novo Pronto Atendimento da Santa Casa. A nova estrutura, com aproximadamente 1.000 m² de área construída, disponibiliza 11 consultórios, 13 leitos de observação, mais área de diagnóstico exclusiva.
Com a modernização e reforma do Pronto Atendimento, o hospital oferta toda infraestrutura necessária para a segurança na assistência e conforto do paciente. O atendimento ao público começa na terça-feira (31), com entrada pela Rua Espírito Santo, 523.
E, durante o lançamento do novo PA, foi anunciado o início das obras de modernização do Centro de Emergência e Trauma (CET), visando reduzir a superlotação do setor de pronto socorro. A área a ser reformada será de 2.102 m², mediante apoio de R$ 3,3 milhões em recursos do Governo do Estado.
As obras serão conduzidas pela JAP Engenharia, vencedora da licitação, com prazo de conclusão previsto em 300 dias. E no decorrer desses trabalhos, o atendimento de emergência será transferido para o espaço do antigo Pronto Atendimento.
Para o vice-prefeito, João Mendonça, o momento é de gratidão aos profissionais que atuam na Santa Casa, pelas conquistas que a unidade tem obtido e beneficiam toda Londrina e região. “A Santa Casa de Londrina representa tudo o que há de bom na saúde. É uma referência fantástica, com grande importância construída ao longo de décadas. São mais de 80 anos de luta em favor das pessoas mais vulneráveis, que procuram por um atendimento em saúde. Além disso, a Santa Casa atende não somente Londrina, mas toda a região norte do Paraná, e até mesmo pessoas de outros estados. A palavra que cabe nesse momento é gratidão, por esse legado construído ao longo de décadas”, enfatizou.
De acordo com o superintendente da ISCAL, Fahd Haddad, a reestruturação física do CET é “necessária e urgente” para reduzir a superlotação comum no setor. As reformas incluem uma unidade de internação e áreas de retaguarda que serão readequadas às normas técnicas da saúde.
O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, também destacou a importância das obras, tanto do Pronto Atendimento como do CET, para ampliação de leitos na cidade. “São obras muito importantes para todo o sistema de saúde de Londrina. A Santa Casa é nosso hospital mais antigo e, também, um dos maiores prestadores de serviço do SUS. Inaugurar essa nova ala para os atendimentos de urgência e emergência vai possibilitar ampliar sua capacidade de atendimento, bem como diminuir o tempo de resposta, o que faz toda diferença na urgência e emergência”, frisou.
Machado lembrou ainda das tratativas feitas pelo Município, juntamente com o corpo técnico da ISCAL, em busca da ampliação dos recursos federais par que viabilizem um melhor funcionamento para atendimentos de alta complexidade. “Com a inauguração da nova ala, a ideia é que a Santa Casa consiga ampliar a oferta de leitos e não só para o SUS, mas para a saúde suplementar e iniciativa privada. Estamos em conversas com a equipe técnica da Santa Casa, pois é importante buscar financiamento adequado para essa ampliação de leitos, e esses recursos advém do governo federal, via Ministério da Saúde, por se tratar de alta complexidade. Temos que ter isso muito bem alinhado, pois será fundamental para que a estrutura se mantenha em funcionamento, prestando um atendimento de qualidade à nossa população”, finalizou.