Santa Mariana em festa pelos 72 anos

Santa Mariana em festa pelos 72 anos
FOTO – DIVULGAÇÃO

Conhecida como a “Capital da Amizade”, Santa Mariana comemora 72 anos de emancipação no dia 11 de outubro, tornando-se município, desmembrado de Bandeirantes, através da lei estadual de 1947. A programação festiva irá de 7 a 12 de outubro. De 7 a 10, haverá exposição de Imagens Históricas e vídeo-documentário sobre os pioneiros na Casa de Cultura Diva Vegas dos Santos. No dia 7, concurso municipal de soletraçãona Casa de Cultura às 19h30. No dia 8, celebração de Missa em Ação de Graças na Igreja São Luiz Gonzaga, no distrito de Quinzópolis. Seguem-se apresentação da Orquestra de Viola Caipira São Domingos Sávio na Praça Pablo Polonio. No dia 9, culto em Ação de Graças na igreja metodista às 19h30. No dia 10, inauguração do Parque Ecológico da Pedreira, novo cartão postal da cidade e estimulador de práticas ecológicas, com show do grupo Só Pra Contrariar e banda OZ ÀS 20 HS. No dia 11, desfile comemorativo na Av. Delfim Moreira às 18h30.  No dia 12, passeio ciclístico às 8hs com concentração no Estádio Antonio Pereira Lima (totalmente reformado recentemente). Às 14 hs. no mesmo local teremos a final da Copa Gulé.

Atrações, produção

O Ipardes destaca que Santa Mariana produz milho em 23.260 hectares, soja em 31.820, trigo em 4.200, cana-de-açúcar em 2.900, café em 542, laranja em 294, dispondo ainda de criações de aves, suínos e bovinos.

Destaque-se que está sediada no parque industrial uma tradicional fabricante de loções e cremes de barba, que é a Palmindaya, fundada em 1972.

Santa Mariana tem duas grandes atrações, que são a Fazenda Palmeira e a Estância Ecológica Guaicurus. A primeira faz parte da Rota do Café e os turistas conhecem um pouco do jeito suíço de produzir café. A proprietária da Fazenda Palmeira, Cornélia Margot Gamerschlag, conta a história da propriedade e destaca aos visitantes os desafios da cafeicultura. No meio do cafezal, Cornélia, que também é pedagoga, dá uma aula prática sobre a colheita do café, explicando sobre as floradas e os estágios de maturação dos grãos. Familiares, funcionárias e mulheres da comunidade ao redor da Fazenda Palmeira estão desenvolvendo artesanato em fibra de bananeira. As peças são vendidas na própria propriedade.

Já a Estância Guaicurus disponibiliza aos visitantes diversas atividades, além de hospedagem e alimentação. Nessa propriedade localiza-se o maior labirinto de café do mundo, que ocupa a área de um alqueire e é composto por 12 mil pés de café. A Estância também disponibiliza aulas de cavalgada, passeios em barco e em charrete, piscinas e trilhas por mata nativa. Jacarés, macacos e uma infinidade de espécies de pássaros complementam os atrativos da propriedade.

Mais uma atração é o engenho de cachaça Bassi. Em 2015, foi a primeira empresa do ramo a conquistar o selo Golden Star por uma empresa belga. As cachaças Bassi podem ser ouro e prata.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.