Santa Mônica chega aos 26 anos

Santa Mônica, no extremo noroeste do Paraná, está comemorando no dia 10 de setembro 26 anos de emancipação (de Santa Isabel do Ivaí).

Conta a História que o início da colonização do Município  ocorreu com a aquisição das terras por pioneiros junto ao Estado do Paraná em Janeiro de 1951. A chegada das famílias foi imediata. Atraídos pela riqueza das terras, onde cultivariam o café e outros cereais, vieram de todas as regiões do País, principalmente do nordeste. Criado através da Lei Estadual nº 9233, de 26 de Abril de 1990, e instalado em 01 de Janeiro de 1993.

A origem do nome representa uma homenagem à filha de um dos pioneiros que se chamava Mônica.

Conforme dados do Ipardes, as terras arenosas do lugar permitem grandes plantações de arroz (1.900 hectares), cana-de-açúcar (3.827), mandioca (980), milho (1060) e soja (1326), além de frutas como laranja e abacaxi. São expressivas as criações de aves, bovinos e suínos, bem como as produções de leite e casulos de bicho da seda.

Encontra-se no município a Fazenda Primavera, com modernas criações de gado e belas paisagens. Na propriedade particular são realizadas grandes festas, rodeios, provas de laço.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.