Santo Antonio da Platina, cidade polo comercial

Santo Antonio da Platina comemora 105 anos de emancipação no dia 20 de agosto, afirmando-se como o centro comercial e industrial de toda a região do Norte Pioneiro. A cidade concentra as maiores empresas comerciais e importantes unidades industriais, muitas de renome internacional.  A história nos dá conta de que uma pequena povoação formou-se nas proximidades das fraldas do morro do Bim, entre os ribeirões do Boi Pintado e da Aldeia (por causa de um aldeamento de índios guaranis que ficava em suas margens), onde, mais tarde, floresceu a cidade. Em 6 de abril de 1900, através da Lei nº 358, o Estado do Paraná concedeu área de 250 hectares de terras, para servidão pública dos habitantes da povoação. No ano seguinte, a Lei nº 1, de 7 de janeiro, do município de Nova Alcântara (atual Jacarezinho) criou o Distrito de Paz no patrimônio de Santo Antônio da Platina.

Criado através da Lei nº. 1.424, de 23 de janeiro de 1914, foi instalado oficialmente em 28 de agosto do mesmo ano, sendo desmembrado do município de Jacarezinho.

Conforme dados atuais do Ipardes, o município tem grandes produções de cana-de-açúcar (4.000 hectares), milho (10.500), soja (16.250), trigo (9.500), café (960) e é importante também na produção de leite e nas criações de aves, suínos, equinos e ovinos.

Atrações

Santo Antonio da Platina tem algumas atrações muito bonitas, como a igreja de Santo Antonio de Pádua (com belos ornamentos internos e suas duas torres externas), o Hotel Fazenda Santa Clara, o Park Hotel Gazenda, a Chácara Luiz de Lua (para festas e casamentos). As paisagens rurais, com plantações bastante variadas, chamam a atenção.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.