São Jorge do Oeste começou com a Fazenda São Jorge e comemora 56 anos de emancipação

São Jorge do Oeste comemora 56 anos no dia 23 de novembro, elevado que foi à categoria de município em 24 de junho de 1963, tendo no dia 23 de novembro do mesmo ano a posse do primeiro prefeito, Francisco Rupp.

Nos dias 23 e 24 vai ter festa das boas. No dia 23, show com a dupla Bob e Robson as 21 hs. No dia 24, Jeann & Julio às 23 hs. Tudo no Parque de Exposições. No dia 24 teremos ainda o Costelão Tropeiros Pé na Estrada e o Trilhão, competição de motos.

História

Texto da Prefeitura

A colonização da região onde hoje é o Município de São Jorge D’Oeste começou por volta de 1953/54. O Sr. José Rupp constituiu sua propriedade no local, a Fazenda São Jorge, onde posteriormente mais pessoas chegaram e se instalaram. A área fazia parte da Gleba Chopim e era uma porção de terra de mata fechada que possuia cerca de vinte e quatro mil hectares.

No ano de 1958 ocorreu uma grande migração de colonos oriundos do Estado de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, descendentes de italianos e alemães, que adquiriram colônias a preços baixos e a longo prazo. O local se desenvolvia rapidamente favorecido pelos solos de alta fertilidade e as matas abundantes.

Em 1959 foi aprovada a planta da cidade. Em 1962 foi elevada à característica de Distrito Administrativo, pertencendo ao Município de São João. Em 24 de junho de 1963 foi elevada à categoria de Município. Assumiu como primeiro prefeito em 23 de novembro de 1963 o Sr. Ari Francisco Rupp.

Prefeito, vice, vereadores

O prefeito atual é Gilmar Paixão, que assumiu o cargo com a renúncia do prefeito eleito, Lori Gaio. Os vereadores são: Erondina Martinello, Lenuir Veronese, Jandir Zotti, Mauro Edson Obergen, Odinei Rebonatto, Osvaldo Ernesto Herpich, Sandro Marcio Pagnussat, Valsir Luiz Copelli e Jovandir Tessaro.

Produção

Conforme dados do Ipardes, São Jorge do Oeste, em sua área territorial de 378,708 km2,  produz soja em 11.000 hectares, feijão em 1.500, milho em 2.300e trigo em 2.000, além de outras culturas. Como cultura permanente, tem a erva-mate (15 hectares). Na fruticultura, laranja (15), uva (18), pêssego (13). As criações mais importantes, pela ordem, são: aves, bovinos, suínos, codornas. O leite e ovos de galinha têm excelentes produções. Tanto, que uma grande notícia foi transmitida recentemente: a Piracanjuba (Laticínios Bela Vista) vai implantar uma grande e moderna fábrica no município a partir do próximo ano, com investimentos da ordem de R$ 80 milhões e geração de 300 empregos diretos. O prefeito Gilmar diz que “para uma cidade essencialmente agrícola, essa conquista significa uma mudança muito grande. Empregos que melhoram a situação social”.

Destaque-se que, com os Lagos do Iguaçu, São Jorge é pólo turístico do sudoeste do Paraná e ganha muito com isso.

O parque industrial tem empresas que lançam no mercado os mais variados produtos: metalurgia, móveis, conservas, embutidos, extintores, madeiras, confecções, tijolos, produtos para limpeza e higienização de ambientes, queijos. Está ali também uma unidade da cooperativa Coasul.

Atrações

Muitas festas marcam a cidade: do padroeiro São Jorge em abril, da uva em janeiro, do rodeio crioulo internacional, da Oktoberfest, do festival Guerreiro da Canção, além de outras.

O município dispõe de belas paisagens, como a cachoeira do rio Chopin, a Usina Hidrelétrica de Salto Osório e, especialmente, os Lagos do Iguaçu.

Esses, surgiram com a construção da Hidrelétrica e são o mais importante local de lazer da população, com belas residências em frente e nos arredores. São 1 bilhão e 270 milhões de m3 de água, onde estão peixes como traíra, jundiá, carpa, traíra, cascudo, lambari, pintado, tilápia. Praticam-se ali os mais variados esportes náuticos, além da natação.

São Jorge do Oeste tem, na verdade, duas áreas de interesse turístico náutico, que são as do rio Chopin e do rio Iguaçu.

Outras atrações são a Igreja Matriz de São Jorge, uma construção octogonal moderna, o Parque Municipal (3,14 hectares de mata nativa no centro), o Perobal Parque Ecológico (a 8 km), a capela N. S. Aparecida, edificada em 1963, em madeira e considerada Patrimônio Histórico. Maior escolaEm agosto, foi inaugurada a escola São Jorge, moderna, com 12 salas de aula, ginasio de esportes, laboratórios, biblioteca, parque infantil, salas administrativas.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.