São Mateus do Sul, terra do xisto e da erva-mate chega aos 116 anos

(da Redação)
São Mateus do Sul vai comemorar 116 anos de emancipação no dia 21 de setembro. Além das atividades cívicas, a Paróquia São Mateus vai promover o Bingão do Padroeiro a partir das 13h30 no Salão Paroquial da Matriz. Serão 30 rodadas com mais de R$ 10 mil em prêmios. Haverá no local vendas de sonhos, pastéis, espetinhos, além de bebidas.
De forte colonização polonesa, o município foi nomeado “Capital da cultura Polonesa do Paraná”. No ano de 1890 chefiados por Sebastião Edmundo Woss Saporski, chegaram os poloneses em número de 2000 famílias, estabelecendo-se nas colônias Iguaçu, Canoas, Cachoeira, Taquaral, Água Branca e Rio Claro (hoje município de Mallet).
O parque industrial abriga a usina de xisto da Petrobras, além de importantes empresas ligadas à industrialização da erva-mate (chimarrão). Símbolo dessa atividade, a caixa de água da Sanepar, no centro da cidade, é em formato de uma cuia de chimarrão. Também no centro, funciona a Rua do Chimarrão.
O município foi desmembrado de São João do Triunfo, tem uma área territorial de 1.343 km2, é sede de Comarca e está a 765 metros de altitude.
Conforme dados do Ipardes, planta-se ali soja em 40.000 hectares, erva-mate em 7.800, feijão em 7.500, milho em 5.000, fumo em 2.900, batata inglesa em 2.200, além de mandioca, melancia, uva, tangerina, laranja. São muito boas as produções de leite e ovos de galinha.
História
O povoado de São Mateus do Sul surgiu como pouso e setor de apoio às bandeiras militares lançadas pelo governador da capitania de São Paulo, Dom Luiz de Souza Botelho e Mourão, com o objetivo da conquista de Guarapuava. Foi o Tenente Bruno da Costa Filgueiras, chefe da Quarta Expedição, com 25 homens, que se destinava a Tibagi, quem primeiro pisou nas terras de São Mateus do Sul em 1769.
No início a economia da colônia baseava-se na agricultura e no extrativismo, principalmente da madeira e erva-mate, principais riquezas da região. Com o advento da navegação a vapor no Rio Iguaçu, São Mateus transformou-se no mais importante porto e centro comercial da região.

