São muitas as atrações turísticas em Cerro Azul
Cerro Azul vai estar bem movimentada com a 54ª Festa da Laranja e a 26ª. Exponkan nos dias 9 a 12 de junho com shows artísticos, artesanato, exposição de frutas, produtos coloniais. Foram 2 anos sem sua realização, por conta do coronavírus, mas de ora em diante – se Deus quiser – teremos todos os anos essas festividades populares, comemorando as colheitas da Citricultura cerro-azulense.
A cidade, porém, tem muito mais a oferecer aos que a visitam. Tem a História, que começou no tempo do Império, com a formação, sob o estímulo da Princesa Isabel, da Colônia do Assunguy.
E os visitantes poderão apreciar diversas edificações daqueles primeiros anos, remetendo a mais de 150 anos: a igreja matriz de Nossa Senhora da Guia erguida em 1872 (há exatos 150 anos), o Palacete Bassetti, a Vila Charquetti, a casa dos Van Der Osten, o edifício Capitão Guilherme Straube (atual sede da Prefeitura). Já o prédio onde está hoje a Casa da Cultura foi construído a pedido dos imigrantes alemães e a mando do governo da Província do Paraná, em 1875, servindo como templo de culto.
Rota da Princesa
Uma atração especial para os motociclistas é a Rota da Princesa, trecho da PR-092 com 50 quilômetros ligando Cerro Azul a Rio Branco do Sul – e vice-versa, claro. Já contaram: são 394 curvas no trajeto. Especialmente nos finais de semana diversos aventureiros de todo o Brasil chegam para curtir belas paisagens. A Rota foi idealizada por integrantes do Moto Clube PR-092 de Rio Branco do Sul e contribui para promover o Turismo na região, bem como gerar empregos e renda.
Rio Ribeira
Por suas paisagens, morros, cachoeiras, belas paisagens, por ser cortado pelo rio Ribeira, o Ecoturismo ganha espaço em Cerro Azul. Com as descidas de rafting pelo rio Ribeira, onde tem uma prainha de areias brancas e uma atraente Passarela, ou em caminhadas rurais e banhos de cachoeira, há muito o que fazer no município.