São Pedro do Ivaí, onde está a maior fábrica de leveduras do mundo, comemora 65 anos

Sede da maior fábrica de levedura do mundo (a Alltech), São Pedro do Ivaí comemora  65 anos de emancipação política e administrativa, desmembrado de Jandaia do Sul. O município é grande produtor de soja (9.500 hectares), cana-de-açúcar (7.212 hectares), milho (5.350) e trigo (2.500), com grandes criações ainda de frangos, bovinos, suínos e ovinos. A Alltech, como foi dito, é a maior fábrica de levedura do mundo, colocando nutrição e inovação científica em produtos para a saúde de pessoas, animais e plantas.

Enquanto isso, uma outra grande indústria local, a Renuka Vale do Ivaí, produtora de açúcar e álcool, está em processo de recuperação judicial – e a comunidade torce para que a empresa volte a funcionar, gerando empregos e renda.

 História

Texto da Prefeitura

Diretores da empresa “A Junqueira & Cia.” foram os primeiros a se estabelecer  no local onde mais tarde surgiria a cidade de São Pedro do Ivaí.

Proprietária de uma gleba com cerca de três mil alqueires de terras situadas no município de Apucarana, essa empresa, desejando explorar a extração e beneficiamento de madeiras ali existentes, resolveu instalar uma serraria às margens do rio Ivaí. Logo que esta entrou em funcionamento, seus diretores decidiram, em 1950, iniciar a formação de um loteamento para o povoamento de parte da gleba de sua propriedade, o qual recebeu a denominação de Patrimônio do Ivaí. Iniciou-se então o deslocamento de colonos e posseiros para a localidade.

Com a criação do município de Jandaia do Sul, em 1951, Patrimônio de Ivaí passou a pertencer ao seu território.

O topônimo representa uma homenagem a São Pedro, padroeiro do município, acrescido de Ivaí, face ao rio do mesmo nome que banha a região.

Distrito criado com a denominação de Ivaí, pela Lei n.º 790, de 14-11-1951, subordinado ao município de Jandaia do Sul.

Elevado à categoria de município com a denominação de São Pedro do Ivaí, pela Lei Estadual n.º 253, de 26-11-1954, desmembrado de Jandaia do Sul. Sede na localidade de Ivaí atual São Pedro do Ivaí. Constituído do distrito sede. Instalado em 30-11-1955.

Festas

A Prefeitura, em conjunto com a Câmara de vereadores, Conselho tutelar, Polícia Militar e Rádio São Pedro FM, promove de vez em quando, aos domingos, o Domingo do Lazer, uma grande atração para crianças, jovens e famílias. Realizado no estádio  Natal Breda, tem atrações como cama elástica, festival de pipas, carrinhos de rolemã, pipoca, algodão doce, brindes.

Quem esteve na cidade, recentemente, foram os craques de futebol do passado Bebeto e Tupanzinho. No Clube Croma Recreação e Eventos, realizou-se ali o 6º Jogo das Estrelas.

O evento reuniu dezenas de famílias e torcedores.

As festas do Trabalhador, no 1 de Maio, também movimenta a comunidade, todos os anos.

Em julho, quem esteve por lá também foi Falcão, oO maior atleta de todos os tempos do futsal, Ele veio participar de um amistoso no Ginásio Municipal de Esportes Seccão.

Atrações

São Pedro do Ivaí dispõe de  potenciais turísticos, como o Rio Ivaí, a Praça Padre José Rossi, o Portal de Entrada e o Bosque Municipal Afonso Junqueira Franco. As maiores atrações são a unidade de conservação da natureza Fazenda Barbacena e a Fazenda Santa Filomena. A primeira, com quase 555 hectares de Mata Atlântica, tem fauna e flora formadas por 382 espécies de vegetais e animais. Há trilhas guiadas por mata adentro.  Entre as atrações, gigantes Figueiras-Brancas de 17 metros de diâmetro e aves raras, como o Araçari do Bico Branco e o Tucano de Bico Verde. Para agendar visitas, o telefone é o (43) 3451-8135 e o e-mail: rppnbarbacena@gmail.com.

A Fazenda Santa Filomena, às margens do rio Ivaí, é um dos 23 sítios arqueológicos descobertos em São Pedro do Ivaí.  Lá, foram encontradas quase quatro mil peças indígenas que remontam um período de cerca de seis mil anos de história, em um trabalho de pesquisa de mais de 30 anos do dono da fazenda, o professor universitário Halim Abil Russ Filho. Reconhecida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o local abriga ainda uma linda igreja sacro-indígena construída com mosaicos de azulejos. O passeio é gratuito, mas precisa ser agendado pelo telefone (44) 99927-3022.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.