Sarandi chega aos 43 anos

Sarandi chega aos 43 anos
A fábrica da Noma – DIVULGAÇÃO

(da Redação)

O dia 7 de outubro marca a passagem de mais um aniversário de emancipação de Sarandi. Em 2024 acontece o 43º, mas, por conta das eleições, as comemorações foram transferidas para outra ocasião.

Se, na linguagem indígena, o nome Sarandi significa terra pedregosa e infrutífera, a realidade mostrou-se contrária. A cidade prosperou, desde que a comunidade foi traçada nos mapas da Companhia Melhoramentos em 1947. Suas terras produzem soja em 6.000 hectares, milho em 4.250, trigo em 1.200, além de outras culturas como mandioca, sorgo, uva, café. A produção de ovos de galinha é excepcional e na aquicultura o destaque é para a tilápia.

O parque industrial abriga importantes empresas, como a CPA Trading, a Noma do Brasil Implementos Rodoviários e a Haplos Embalagens Industriais.

Os primeiros habitantes eram, em sua maioria, imigrantes vindos dos Estados de São Paulo, Minas e da Região Nordeste que sonhavam com as riquezas do Norte do Paraná. Eles adquiriram suas terras, abriram a mata e formaram grandes lotes rurais. Começara, então, o plantio de café.

Na área urbana, em 1974, as loteadoras iniciaram a venda de terrenos. Porém, a explosão imobiliária ocorreu em 1976. Na ocasião, um grande número de famílias deixou o campo por força da geada que dizimou os cafezais.

A progressista cidade – DIVULGAÇÃO
Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.