Sulina chega aos 33 anos no dia 21 de Janeiro

33 anos, Idade de Cristo e também de Sulina. O município foi desmembrado (de Chopinzinho) em 21 de janeiro de 1987 e está, portanto, comemorando 33 anos de liberdade política e administrativa.

Com área territorial de 174 km2, o município, conforme o Ipardes, planta soja em 4.500 hectares, feijão em 500, milho em 600, mandioca em 200, trigo em 250, além de outras culturas, como banana e laranja. As maiores criações são de bovinos, galináceos e suínos. A produção leiteira é excepcional.

No parque industrial, está um entreposto da cooperativa Coasul e empresas de madeiras e móveis.

O município é cortado pelo famoso rio Iguaçu e também pelo Capivara (que passa pelo centro da cidade). A cidade oferece muitas atrações como o  Lago Municipal, a Igreja de pedra, as Thermas de Sulina (com novos proprietários que desejam reativar a fase áurea do empreendimento). Uma atração muito grande é o passeio de barco pelo rio Iguaçu para conhecer a Rota das Cachoeiras – uma mais bela que a outra.

História

Texto da Prefeitura

O município nasceu através do fluxo migratório de gaúchos e catarinenses que se estabeleceram na região, por volta de 1955, para explorar o cultivo e comercialização do erva-mate e da madeira. Esta situação ocasionou conflitos de posse, em 1957, e o governo do Estado do Paraná criou o Grupo Executivo de Terras para o Sudoeste do Paraná, para regularizar esta situação.

Em 21 de novembro de 1963 foi criado o distrito administrativo de “Sede Sulina” e em 21 de janeiro de 1987 foi criado o município, com território desmembrado de Chopinzinho e denominação alterada para a atual. A instalação oficial ocorreu no dia 1 de janeiro de 1989 e seu primeiro prefeito foi José Nivaldo Stoffels.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.