Super Agro 2023 em Londrina
(PREFEITURA DE LONDRINA – Texto: Ana Paula Hedler e Ulisses Sawczuk)
Na manhã desta terça-feira (17), o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Régis Choucino, representou a Prefeitura de Londrina durante a abertura oficial do Super Agro 2023, evento voltado ao agronegócio. Organizado pela empresa londrinense AgroGalaxy, que é uma das principais plataformas de varejo de insumos agrícolas e serviços voltados para o agronegócio brasileiro, ele acontecerá até quinta-feira (19), na Rodovia Luiz Beraldi, km 3 (Estrada da Cegonha). A entrada é gratuita.
Durante os três dias, haverá diversas palestras, oficinas e oportunidades de negócios (clique aqui para conferir a programação completa), além da divulgação de insumos agrícolas, sementes (especialmente soja, milho e trigo), originação, armazenamento e comercialização de grãos, prestação de serviços agrícolas e da agricultura digital. Ao todo, cerca de 3 mil pessoas devem conhecer os mais de 60 expositores que estão participando da 8ª edição do encontro, que é voltado aos agricultores, estudantes e pesquisadores e profissionais do agronegócio.
Segundo a CEO da AgroGalaxy, Sheilla Albuquerque, o Super Agro é considerado uma referência nacional na área técnica e comercial do agronegócio. “A previsão de PIB para 2023 é o agro crescer 5% em função da produção recorde de soja. Já a estimativa é que o nosso agro alimente mais de 800 milhões de pessoas, sendo que a nossa população é de pouco mais de 200 milhões. Então, temos muito orgulho e muita responsabilidade e sinto que é um privilégio muito grande estarmos reunidos aqui, nesse encontro”, disse.
Para o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Régis Choucino, o Super Agro é um evento muito importante para Londrina e região, visto a troca de conhecimentos e tecnologia que ele possibilita ao agronegócio. Para se ter uma ideia, de acordo com dados da SMAA, o agro conta 600 mil hectares produtivos somente em Londrina, sendo que, do montante gerado por essas terras, cerca de 25% a 30% dos valores são recolhidos através de impostos para a Receita Estadual, que os repassam ao Município. “Vêm pessoas, praticamente, do Paraná todo para o Super Agro, porque a empresa AgroGalaxy tem várias unidades em todo o Estado, e vem trazendo tecnologias e informações para todos os produtores rurais. O Agro hoje é muito importante para o Brasil e o mundo, e muito forte na nossa região. E, a Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria de Agricultura, está sempre o apoiando e buscando estar juntos com as pessoas desse setor”, afirmou Choucino.
A Prefeitura de Londrina tem auxiliado o setor com a manutenção das estradas rurais, que possibilitam o escoamento da safra, assim como intensificando os trabalhos com a emissão da Nota do Produtor Rural e facilitando o acesso através do aplicativo da Receita Estadual. Já o Governo do Paraná apoia a iniciativa e atua por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado (IDR-Paraná) em prol do desenvolvimento de novos conhecimentos e tecnologias e na transferência tecnológica para o setor produtivo.
Durante a abertura oficial do evento, a diretora de Integração da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (SEAB), Vânia Moda Cirino, que representou o Governo do Paraná, falou a respeito. “Todos nós, que somos apaixonados pelo agro, temos a oportunidade de conhecer as novas tecnologias que serão apresentadas pelos parceiros, visando uma produção sustentável usando tecnologias que aumentarão a rentabilidade, irão proteger o meio ambiente e trazer benefícios para toda a sociedade. Nós sabemos da grande importância do agro para a economia do nosso país, que contribui com aproximadamente 28% do PIB, gerando renda, emprego, colocando na mesa do brasileiro e de outros países alimentos seguros e auxiliando na produção de bioenergia”, ressaltou Cirino.
Já o secretário municipal de Ambiente, Ronaldo Siena, pontuou as questões ambientais que estão diretamente vinculadas ao agronegócio. “Todo evento que vem através do agro toca nas questões ambientais, porque vem para melhorar cada vez mais o manejo do solo, a aplicação de agroquímicos e o manuseio de equipamentos na agricultura. Quando se trata da Sema, nós nos preocupamos com toda a área rural do município e isso fortalece a conscientização dos agricultores para a melhoria das questões ambientais em suas propriedades, por isso esperamos ter mais eventos como esse na nossa região”, pontou Siena.
O local do evento conta com um estacionamento gratuito com mais de 300 vagas, Espaço Mulher para oficinas e palestras, Central de Negócios e praça de alimentação com restaurante e foodtrucks, entre outras estruturas. Parte dos lucros obtidos com as vendas da praça de alimentação será revertida para o Hospital do Câncer de Londrina (HCL), de quem a AgroGalaxy é parceira. Além das autoridades já mencionadas, estive presente o chefe do Núcleo Regional da Secretaria da Agricultura do Paraná, Antônio Carlos Barreto.
Outros eventos – Além de Londrina, que está realizando sua oitava edição do Super Agro 2023, o evento também será promovido em Santa Cruz do Rio Pardo (SP), de 24 a 26 de janeiro, e Alfenas (MG), entre 14 e 16 de fevereiro. Esta será a segunda ocasião em que esses dois municípios recebem o Super Agro 2023.
Sobre a empresa – A empresa AgroGalaxy tem lojas em diversos núcleos agrícolas do Paraná, Mato Grosso do Sul e no sul de São Paulo. Em 2013, tornou-se proprietária de uma Unidade de Beneficiamento de Sementes e multiplicadora de de soja e trigo em Cornélio Procópio e Faxinal, fundando a marca própria, Sementes Boa Nova. Em 2017, a Agro100 teve parte de suas cotas adquiridas pelo fundo Aqua Capital, acelerando a expansão da empresa. Hoje, ela ela conta com 43 filiais nos estados do Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo, com 8 mil clientes, divididos em mais de 200 municípios, atendidos por 650 colaboradores.