Terminal Cotriguaçu, 45 anos em Paranaguá
(da Redação)
Está completando 45 anos de existência o Terminal Portuário Cotriguaçu, empreendimento das cooperativas C-Vale, Coopavel, Copacol e Lar implantado com a finalidade de auxiliar os serviços de exportação de grãos e farelos a granel.
A inauguração aconteceu no dia 4 de março de 1977 com a presença do então Presidente Ernesto Geisel, do ex-Governador Jayme Canet Junior, dos Ministros dos Transportes e da Educação, além de outras autoridades federais, estaduais e municipais.
Eram 4 armazéns graneleiros, totalizando 100 mil toneladas. Em 1987 a capacidade de armazenagem de grãos e farelos foi aumentada para 150.000 toneladas estáticas.
Em 2004 foram realizados investimentos para ampliação do Terminal Portuário, com a construção da 2ª linha de embarque – com capacidade para 1.500 t/h; balança de fluxo para 1.500 t/h e novo desvio ferroviário; construção de moega com 3 linhas de descarga ferroviária com capacidade de 500t/h cada; instalação de 2 tombadores de bitrens na moega rodoviária; instalação do sistema de captação de pó em todos os fluxos: descarga rodoviária e ferroviária; embarques, elevadores; balança fluxo; casa de transferências e correia móvel; aquisição de equipamentos para ampliação de embarque; ampliação da subestação de energia elétrica e sistema de ar comprimido.
O Terminal conta ainda com serviços de despachos de exportação de embarques de granéis sólidos, óleos e congelados e também despacho de importação de fertilizantes, trigo, equipamentos, etc.
Possui as certificações ISO 9001 e GMP, e, é o primeiro Terminal Portuário prestador de serviço alfandegado em Paranaguá.