Termo de Colaboração com o Hospital Cristo Rei é assinado em Mandaguari

(CÂMARA MUNICIIPAL DE MANDAGUARI)

Mais um impasse entre a Prefeitura de Mandaguari e o Hospital Cristo Rei chegou ao fim na manhã desta quarta-feira (14). Foi assinado, no gabinete da prefeita Ivonéia Furtado (Cidadania), o Termo de Colaboração que assegura o repasse de R$ 437.999,01 à unidade hospitalar. O recurso deve ser usado em obras e ações de adequações, para que a instituição esteja apta a atender casos de Covid-19.

A solução do caso contou com a atuação da Câmara Municipal, que, além de aprovar com urgência todas as matérias sobre o assunto enviadas ao Legislativo, mediou as tratativas entre o Poder Executivo e a Sociedade Beneficente Cristo Rei, responsável por manter o hospital. “Desde que assumimos o mandato, percebemos que esta era uma demanda urgente. Por essa razão, todos os parlamentares se doaram à causa, para que a medida saísse do papel”, explicou o presidente da Casa de Leis, Alécio do Cartório (PSD), que acompanhou a assinatura juntamente com os demais vereadores.

O RECURSO

Os quase R$ 438 mil foram destinados a Mandaguari ainda no ano passado. O recurso faz parte do auxílio prestado pelo Governo Federal às Santas Casas e hospitais filantrópicos (sem fins lucrativos), para que que pudessem adequar sua estrutura ao atendimento de casos de Covid-19. Estas adequações são importantes, porque o atendimento de pacientes com infecção pelo coronavírus, ou com suspeita, é diferente do dos demais e segue protocolos específicos.

De acordo com o diretor do Hospital Cristo Rei, José Carlos Machado de Oliveira, há a previsão de criação de 30 leitos, sendo 20 de enfermaria e 10 de atendimento semi-intensivo. “Acreditamos que isso será muito bom para a população. Lamentamos, apenas, que esse recurso não tenha sido repassado antes, já que está há um ano no Município”, comentou o médico, assegurando que os trabalhos de adequação serão feitos da maneira mais rápida possível.

A prefeita aproveitou o momento para reforçar a preocupação com a situação e agradecer aos envolvidos. “Quando nós assumimos, nos deparamos com esse problema da gestão anterior que não era tão simples de ser resolvido, porque envolvia elaboração de leis, aprovação de plano de trabalho, entre outras etapas. Mas estamos felizes por dar essa resposta à população. Agradeço aos vereadores e a todos os que se dedicaram para que chegássemos a uma solução”, disse Ivonéia.

COMO FICA

A assinatura do termo não faz com que o hospital passe a atender os casos de Covid-19 imediatamente. O recurso é destinado exclusivamente para as obras e ações de adequação da estrutura hospitalar. Somente quando esse processo for concluído, os atendimentos estarão aptos a serem realizados.

Todas as etapas seguirão o Plano de Trabalho elaborado pelo hospital e aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde. A Câmara se comprometeu a acompanhar e fiscalizar a execução dos trabalhos, informando a população do início dos atendimentos, comunicação que deve ser feita, também, pelo Executivo, para orientar a população.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.