Tijucas do Sul chega aos 68 anos afirmando-se como destino turístico

Tijucas do Sul chega aos 68 anos afirmando-se como destino turístico
FOTO – DIVULGAÇÃO

Tijucas do Sul está prestes a completar 68 anos de emancipação política e administrativa, fato ocorrido em 14 de novembro de 1951, com o desmembramento de São José dos Pinhais.

O mais marcante episódio da história de Tijucas do Sul, ocorreu no seu território, na época ainda uma simples Freguesia. Por ocasião da Revolução Federalista, quando o 8º Batalhão de Cavalaria, vindo de Curitiba com destino às fronteiras de Santa Catarina, a fim de tomar posição em defesa dos legalistas, para enfrentar os revolucionários vindos do Rio Grande do Sul, em outubro de 1893, acampou na Povoação, onde encontrou as casas abandonadas, pois os moradores, temeroso, haviam fugido na véspera. O local foi palco de sangrentos combates entre as forças legalistas e as revolucionárias e que somente teve fim com a capitulação dos legalistas, assinada em janeiro de 1894.

O município já produziu muita batata-salsa, mas atualmente existe uma diversidade de produtos. Está ali a Coopertijucas, cooperativa de pequenos produtores rurais da Agricultura Familiar, que tem estimulado a produção de cogumelos champignon. Como cultura permanente, destaca-se a erva-mate. Entre as criações, pela ordem de importância, aves, bovinos, suínos e ovinos. Produtos de origem animal: leite, mel e ovos. Áreas de plantio: feijão (1.049 hectares), milho (2.520), soja (4.150), fumo (680), batata inglesa (235).

A denominação do município foi dada em virtude da existência, no local, de atoleiros e lamaceiros formados pelo barro preto que os indígenas chamavam de “Tijuca”.

Atrações

A grande beleza da região com as nascentes do Rio Negro, Rio da Várzea, Cachoeiras, Serras, Vales e a Represa do Vossoroca, favorece o turismo rural e ecológico que está sendo incentivada pelos órgãos competentes e pela iniciativa privada. Na estrada velha de Joinville (BR-376, Km 633) está o La Dolce Vita, com alta gastronomia e acomodações de luxo. Na mesma Br, Km 643, está o Villa Passaredo, com 7 salas de eventos, também alta gastronomia. Tem também o Villa Savage Hotel Fazenda, com chalés de frente para um grande lago, arvorismo, tirolesa, cavalgada.

Há muitas atrações, sem dúvida. Talvez a mais conhecida seja o Saltinho, parque natural às margens do rio da Várzea, recanto de 10 alqueire, piscinas de água natural e uma queda d´água com 18 metros de altura. Tem ali restaurante, lago, cabanas e o Museu de Arte Sergius Ederly, além de área de camping, lanchonete, loja de artesanato, churrasqueiras, sanitários. Horário de visitação: sábados, domingos e feriados a partir das 8 hs.

A Represa do Vossoroca é muito freqüentada por pescadores.

Já o Parque Araçá é propriedade particular situada na encosta da Serra do Mar. Trata-se de um amplo parque com cachoeiras, rios, área de camping, campo de futebol e trilhas. Contatos pelo fone 41) 3629-1846.

No centro urbano, destaca-se a Igreja de Nossa Senhora das Dores, a padroeira da cidade.Foi construída por volta de 1960, em estilo basilical. Em seu interior encontra-se uma preciosa coleção de mosaicos em forma de vitrais (43 ao todo) que retratam a vida de Nossa Senhora e a iconografia religiosa, numa obra do pintor Sergius Erdely.

E, por fim (mas tem mais), cita-se a Chácara Rauth, Capril Campo Alto. É especializada em criação de cabras e na produção dos derivados do leite de cabra. Para os interessados, o Capril Campo Alto oferece cursos técnicos de criação e escola de queijos e derivados. As cabras são das raças saanen, boer, anglonubiana, e tojhembourg .A chácara também possui trilhas na mata e tanques para pesca. Localiza-se na BR 376, km 650. Informações Tel. (0xx41) 9972-9297 com o senhor Marco Pólo. Horário de visitação: sábados e domingos com hora marcada.

 Prefeito, vice, vereadores

O prefeito atual é Claudio Sebastião de Andrade e o vice é João Guilherme Camargo. Os vereadores da atual Legislatura são: José Antonio dos Santos, Antonio Claudio Martins, Claudemir Pereira da Rocha, Clodomir Ferreira da Rocha, Manoel Marcos da Silva, Claudio Sebastião Andrade, João Guilherme Camargo, Josmar Luis Camargo e Josiane Pereira de Oliveira Paloski.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.