Três Barras do Paraná sedia o Parque Estadual do Rio Guarani
Dos 131 km2 de supefície do lago para a implantação da Usina Salta Caxias, o município que mais teve área inundada foi Três Barras do Paraná (não confundir com Três Barras em Santa Catarina), que comemora 39 anos no dia 13 de maio. O nome Três Barras se deve ao fato de a cidade ter sido fundada no local onde havia três nascentes de rios que se juntavam formando o rio Três Barras. A história da povoação de Três Barras do Paraná está intimamente ligada à de Catanduvas, município ao qual pertencia. Com a emancipação através da Lei Estadual n.º 7.305/80 de 13 de maio de 1980, assinada pelo Governador Ney Amintas de Barros Braga, a denominação foi alterada para Três Barras do Paraná.O município produz soja (16.800 hectares), milho (5.700 ha), trigo (1.200 ha), sendo forte ainda em avicultura e produção leiteira. Tem 13 mil habitantes.
O município teve muitas áreas inundadas, mas atualmente sua população e visitantes podem desfrutar de praias artificiais, pescarias, esportes náuticos.
Parque estadual do Rio Guarani
Está em Três Barras do Paraná o Parque Estadual do rio Guarani, criado em 19 de julho de 2000 como forma de compensação pela construção da Usina Hidrelétrica Salto Caxias. Tem uma área de 2.235 hectares e oferece a oportunidade de se conhecer um dos fragmentos restantes da Floresta Estacional Semidecidual, subclassificação da Mata Atlântica, em região de influência do rio Iguaçu. Visitas devem ser agendadas e não é cobrado ingresso. O parque possui trilhas sinalizadas para passeios monitorados, portal com sanitários, casa do guarda- parque e auditório para palestras totalmente mobiliado.