Turismo se consolida em Guarapuava

Turismo se consolida em Guarapuava
FOTO – DIVULGAÇÃO (PMG)

(PREFEITURA DE GUARAPUAVA)

O ano de 2022 foi de muito sucesso para a Secretaria de Turismo e Eventos. Momento este que consolidou o retorno gradativo dos grandes encontros, como a Festa do Trabalhador, Megaencontro de Tratores, Festival Gastronômico, Coral dos Anjos, a Praça Encantada do Papai Noel com atrações artísticas e culturais.

O ano também foi de realizações de congressos, solenidades, conferências, workshops, formaturas, simpósios e palestras. Com este retorno, o setor voltou a fomentar a economia local.

Em dois anos de gestão do prefeito Celso Góes, o município ganhou destaque no segmento, atividade que ultrapassou os limites do Estado e do País. Atualmente a cidade ocupa o topo da lista dos lugares mais lembrados em se tratando de atividades turísticas, sobretudo, o Turismo Rural e de Negócios. Pensando nisso, várias atividades de capacitação foram realizadas ao longo do ano, com o objetivo de preparar pequenos produtores e empreendedores do setor. A realização de visitas técnicas feitas em locais estratégicos que já possuem uma consolidação no turismo como a cidade de São José dos Pinhais, a FETURIS 2022, em Gramado, Rio Grande do Sul, o 4° Salão de Turismo/ Conecte-se com a Natureza e o Parque Vila Velha em Ponta Grossa, foram atividades fundamentais na busca por melhorias no município.

As parcerias também são fundamentais para o fomento de eventos e do setor de turismo. Em 2022, não foi diferente com a Cooperativa Agrária e a Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). A união resultou no planejamento de uma nova rota turística que está nascendo; o “Caminho do Malte e da Cevada”. Já com o SEBRAE, as palestras sobre “Turismo Sensorial”, uma abordagem inovadora para negócios, com a palestrante: Katalin Stammer, chamou a atenção do setor. Com esta mesma instituição surgiu o projeto DTI (Destino Turístico Inteligente), onde foram mantidos relacionamentos com empresas que mostraram interesse na temática, e, posteriormente, oferecidos workshops e mentorias para estimular a criação e aprimoramento de novos produtos de experiência turística.

“A prefeitura de Guarapuava tem uma missão muito bem definida, que é apoiar todas as iniciativas de fomento ao Turismo, sobretudo, a de dar condições para que possibilitem a prática do turismo rural. A nós, cabe incentivar esses empreendedores para que prosperem e elevem, cada vez mais, o nome de nossa cidade. Temos o dever de fazer com que nosso Turismo cresça cada vez mais e se mostre como referência para o Estado e o País”, observa o prefeito Celso Góes.

Todo esse potencial levou Guarapuava a ser destaque na 17ª edição da Feira Internacional de Turismo – Fit Cataratas, em Foz do Iguaçu. Na ocasião, o município foi apresentado como um dos principais destinos do interior no Estado do Paraná, para aproximadamente 10 mil pessoas em um dos principais encontros de turismo do Brasil e da América Latina. Entre os participantes, estavam agentes de viagens, operadores de turismo, empresas de transporte, meios de hospedagens, companhias aéreas, bares e restaurantes, instituições governamentais, guias de turismo e imprensa especializada.

O ano de 2022 também marcou a presença de Guarapuava, na Expo Turismo Paraná, organizada e promovida pela Associação Brasileira de Agências de Viagens do Paraná (ABAV-PR). O evento, que se deu em Curitiba, foi voltado aos profissionais da área. Além disso, Guarapuava foi destaque durante a reunião do Conselho Estadual de Turismo, em Foz do Iguaçu, onde foi realizada a apresentação do “Catálogo Paranaense de Turismo de Experiências”, do SEBRAE. A cidade foi um dos 14 municípios escolhidos como de maior potencial turístico paranaense. Neste “Catálogo”, que tem versões no formato físico e virtual, reúne informações, experiências, atrativos, rotas e dicas.

INVESTIMENTOS

O anúncio da Invest Paraná, impacta positivamente no turismo de Guarapuava, pois em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Turismo (SEDEST), é promovido um programa de Vocações Regionais Sustentáveis, onde um dos seus componentes é o projeto de instalação de Michi-no-Eki no Estado, ou seja, são estações voltadas para o turismo regional, nas rodovias, implantando paradas obrigatórias, para quem desejar conhecer a culinária e os artesanatos locais, ou ainda sacar dinheiro, descansar, e saber informações sobre os atrativos da região. Esta iniciativa surgiu da cooperação do Estado com a província de Hyogo, no Japão. Guarapuava é um dos três municípios do Paraná que vai receber o projeto-piloto do Ponto Paraná – Vocações Regionais Sustentáveis.

A secretária de Turismo e Eventos, Katriane Mila, pontua que é gratificante fazer parte de uma equipe que pensa as atividades turísticas como um negócio com grandes oportunidades de crescimento. Para ela, investir em ideias e viabilizar projetos, são fatores fundamentais para o desenvolvimento desta atividade.

“O Turismo é um setor que tem o potencial de alavancar todos os outros em uma cidade e envolver toda a comunidade. Uma visita turística pode levar a pessoa a querer conhecer muito mais sobre a região e isto, leva a outros empreendimentos, como a construção de uma moradia, a abertura de uma empresa, por exemplo. E eu digo que nossa cidade está de braços abertos para receber a todos. Temos muitas belezas naturais a serem mostradas. Há infinitas possibilidades e oportunidades aqui. Parabéns a todos que trabalham sempre visando o melhor para o Turismo de Guarapuava, deixando a cidade muito mais hospitaleira e atraente para que todos os visitantes aproveitem e apaixonem-se por ela cada vez mais. Convidamos todos a virem para Guarapuava”, enfatiza a secretária.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.