Um belo passeio: Witmarsum
Quer um passeio sensacional perto de Curitiba? Especialmente nesses dias de frio? Pois a 60 quilômetros da capital, no município de Palmeira, está Witmarsum, colônia alemã menonita com paisagens belíssimas, casas com bonitos jardins, e muitas, mas muitas, atrações.
Nos sábados de manhã tem a feirinha do produtor, onde se encontram os famosos queijos fabricados pela Cooperativa de Witmarsum (Minas Frescal, ricota fresca, fondue, colonial e tipos Camembert, Brie, Appenzeller, Emmental, Raclette).
Ali, ainda, há outros produtos coloniais, geleias, conservas, embutidos, verduras e legumes frescos, frutas.
Espalhados pela colônia, encontram-se cafés coloniais, restaurantes, pousadas, cervejarias.
E os programas se sucedem para crianças e adultos: passeio de trator, de cavalo, lojas de roupas, decoração e artesanato, parques infantis, animais que as crianças adoram, caminhadas. Há as festas típicas no calendário (que voltam após o coronavírus)
No Museu Histórico tem a história dos imigrantes menonitas russo-alemães que fundaram a Colônia e a Cooperativa.
Restaurantes e confeitarias convidam para as melhores tortas com receitas alemãs, comida típica alemã (einsbein, Kassler, marreco recheado, salsichas, chucrute), pães especiais, bolachas, cerveja artesanal.
O melhor de tudo é que Witmarsum não é um parque temático fabricado e sim uma autêntica área rural. Gente trabalhando, produzindo, gerando empregos e divisas.