Um drama em Loanda, a erosão gigante e crescente do Emissário Água da Mina
(da Redação)
Loanda enfrenta um grave problema, que é o Emissário Água da Mina, cuja obra de contenção, concluída em 2029, foi totalmente arrasada por águas das chuvas. O avanço da erosão impressiona quem visita o local, como os técnicos da Itaipu Binacional, de quem se busca recursos para a solução do drama. A situação é muito preocupante, pois está se agravando rapidamente.
O prefeito Zé Maria acredita que no início de 2023 devam ser iniciadas as obras de construção do novo emissário, que está sendo projetado, com recursos federais, estaduais e do município, que devem chegar à casa dos 35 milhões.
Há poucos dias, estiveram no local técnicos da Itaipu e também do Instituto Água e Terra, mais os da Prefeitura. Os técnicos da Itaipu sugeriram alguns ajustes no projeto que está sendo elaborado, como a implantação de um parque com plantio de árvores.
O prefeito pede o apoio e a compreensão dos loandenses, “pois essas questões emergenciais são situações que saem do nosso controle e do nosso planejamento”. O mandatário agradece ao Governador Ratinho Junior pela viabilização dos recursos via Itaipu Binacional e aos deputados Romanelli e Toninho Wandscheer.