Um parque digno da beleza e imponência do Salto Cavalcanti
Dois anos após o Juiz da Comarca de Tomazina, Oto Luiz Sponholz Junior, ter expedido a imissão prévia de desapropriação de uma área de 31.074,72 m2 na Fazenda Faxinal, local onde está uma grande atração turística que é o Salto Cavalcanti, passando a incorporar-se ao patrimônio municipal, está surgindo ali o Parque Salto Cavalcanti. A comunidade, aliás, defendeu com unhas e dentes aquela maravilha. Houve um momento em que havia a ameaça de se construir no local uma PCHC – Pequena Central Hidrelétrica -, fato que ocasionaria o seu desaparecimento e um Abaixo Assinado com milhares de assinaturas evidenciou toda a indignação de pessoas não só de Tomazina, como de toda a região e mesmo de outras localidades.
A área pertencia a Arauco Florestal Arapoti e desde então a Prefeitura tem realizado uma série de obras visando torná-la mais aprazível e capaz de proporcionar conforto aos visitantes. O Parque Prefeito Juvenal Batista Pires se transforma na maior atração de uma vasta região do Norte Pioneiro. Há poucos dias a comunidade recepcionou o secretário do Planejamento e Projetos Estruturantes do Paraná, Valdemar Bernardo Jorge, que constatou a infra-estrutura do projeto.
No Plano de Governo 2021-2024 o prefeito Flávio Xavier de Lima Zanrosso e o vice Márcio Rodrigo Faria destacaram que “a próxima gestão será a gestão do turismo” – e o Parque Salto Cavalcanti seria a cereja do bolo.
O Salto Cavalcanti
O Salto Cavalcanti integra a Bacia do Rio das Cinzas, integrado por 34 municípios. O rio tem uma extensão de 9.612,8 km2.
O Salto está na divisa dos municípios de Tomazina e Arapoti. Fica a 14 quilômetros do centro urbano tomazinense, com acesso pela PR-422.
A queda constitui-se num ponto de atração turística com cerca de 14 metros de altura e 150 metros de extensão, formando um cânion.