Um passeio no embalo do trem: viagem de Antonina a Morretes

Um passeio no embalo do trem: viagem de Antonina a Morretes
Foto - DIVULGAÇÃO

(da Redação)

Voltar ao tempo, se encantar com uma viagem ferroviária, apreciar belas paisagens. Tudo isso se consegue no passeio de Maria Fumaça de Morretes para Antonina.

A Maria Fumaça, trem movido a vapor, tem locomotiva de 1884 fabricada na Filadélfia, nos Estados Unidos. É a locomotiva a vapor mais antiga ainda em operação regular no Brasil. Foi a primeira adquirida para a ferrovia Paranaguá – Curitiba e ficou em operação no trecho até 1950.

O trecho entre Morretes e Antonina foi inaugurado em 1892 e é chamado Ferrovia Dona Isabel. As estações ferroviárias de Antonina e Morretes foram recentemente restauradas e principalmente a estação de Antonina é muito charmosa.

O trajeto é de 16 quilômetros e dura aprox. 50 a 60 minutos. A Maria Fumaça passa pelo meio da Mata Atlântica, cruzando rios e área de mangue.

Os carros de passageiros são da década de 1930 e têm bancos de madeira. Uma oportunidade de conhecer como nossos antepassados viajavam de trem! Não espere conforto – é uma viagem ao passado, embalado ao ritmo lento do trem.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.