Uma arquibancada com quase 100 anos de história
(do site Palmeira em Madeira – palmeira.pr.gov.br)
Com quase 100 anos de história, que vai ocorrer em 2022, a arquibancada do Estádio João Chede (construída em 1922), em Palmeira, é parte essencial da cultura popular e da convivência social do palmeirense. No espaço encontramos salão de festas, bar, cozinha e banheiros, além de uma recheada sala de troféus do glorioso Ypiranga Futebol Clube. Há ainda o pavilhão que dá acesso ao campo e acima, o setor mais notável, a arquibancada que ao longo de sua quase centenária história, abrigou milhares de pessoas dispostas a torcer, vibrar e se emocionar pelo seu time.
Monumento identificado com a cultura popular paranaense, foi inscrito no livro tombo do estado do Paraná como Patrimônio Histórico e Artístico com o nº107, pelo processo 009/1990, o que ocorreu no dia 14 de dezembro de 1990. Feita em madeira, a arquibancada foi reconhecida por ostentar características arquitetônicas marcantes e bastante próprias da região, como os lambrequins, os treliçados e os guarda-corpos.
O site
O site mostra dezenas de fotos do começo do século XX, época em que Palmeira tinha a quase totalidade de residências, escolas, casas comerciais, construídas em madeira de pinheiro – farto na região.
É uma aula de História, não se limitando ao município.