Uma das maiores festas religiosas do Paraná: a do Senhor Bom Jesus da Cana Verde
(da Redação)
Começou no dia 27 de julho e se estende até 6 de agosto a 98ª. Festa do Senhor Bom Jesus da Cana Verde. Uma das mais antigas manifestações religiosas e culturais do Paraná, ela se realiza em Siqueira Campos e atrai milhares de fiéis e turistas de várias partes do Brasil.
Além da fé e devoção ao Senhor Bom Jesus, o acontecimento é muito importante para a Economia da cidade e da região. Além das procissões, shows, atividades culturais, comércio popular, parque de diversões, milhares de pessoas movimentam o comércio siqueirense e a culinária da cidade, expressa pelo churrasco, leitão, sanduíches e o prato típico, que é o pastel de polvilho.
A Festa é realizada no Santuário do Senhor Bom Jesus (que integra a Diocese de Jacarezinho) e se espalha pelas ruas da cidade. O Santuário é um belo templo religioso que foi inaugurado em 1975, junto ao seminário capuchinho, que abriga a imagem original do Senhor Bom Jesus da Cana Verde.
Cerca de 200 mil pessoas visitam a tradicional “Festa de agosto”, de maneira mais intensa no dia 6. Além da programação religiosa, atualmente o Santuário conta com uma estrutura com local para refeições, loja de artigos religiosos entre outros, a fim de bem receber os devotos.
Tudo começou no final do século XIX, quando uma imagem do santo foi levada para a cidade.
O ponto alto, como se disse, é no dia 6 de agosto, quando uma extensa programação religiosa e social é realizada. Antes, existe uma preparação com a Peregrinação das imagens do Senhor Bom Jesus da Cana Verde e Nossa Senhora da Piedade pelas comunidades urbanas e rurais, o Novenário com pregadores, Procissão Luminosa, Jantar Fraterno, Cavalgada e a Cerimônia da Troca do Manto do Senhor Bom Jesus da Cana Verde.