Uma escola de madeira vai ser demolida para ganhar moderno prédio em alvenaria
(PREFEITURA DE LONDRINA)
Como parte do pacote de reconstrução das escolas municipais, a Prefeitura de Londrina está refazendo o prédio que abriga a Escola Municipal Professor Carlos Zewe Coimbra. Inaugurada há 52 anos, a unidade escolar foi construída com parte da estrutura em madeira e parte em alvenaria. Agora, além de ser totalmente refeita em alvenaria, também será ampliada com novas salas de aula e espaços mais adequados para toda comunidade escolar.
Desde 4 de março, os estudantes foram transferidos da sede localizada na Rua Butiá, no Jardim Marabá, região leste, para o Complexo Educa, situado na rua Prefeito Faria Lima. E as obras no prédio original tiveram início na mesma semana. A previsão é que essa reconstrução seja concluída até março de 2025, doze meses após a entrega da ordem de serviço que autorizou o início dos trabalhos.
Com uma área construída de 1.725,29 m², o prédio da E.M. Professor Carlos Zewe Coimbra abrigava, originalmente, cinco salas de aula em madeira e duas em alvenaria. As áreas administrativa e de serviço também eram construídas em alvenaria, porém com o pé direito baixo.
Após a reconstrução, a área total construída será ampliada para 2.557,87 m² que vão contemplar 10 salas de aula, duas novas salas de contraturno; sala de informática, biblioteca, além dos ambientes administrativos e ambientes de serviço.
Um dos blocos vai passar a ter dois andares, contemplando as salas de aula e salas administrativas. E a quadra poliesportiva também será totalmente reformada, com nova pintura, tabelas de basquete e outras melhorias. Junto com a obra estrutural, a unidade vai receber novos mobiliários e equipamentos.
Com a reforma e ampliação, será possível atender novos alunos em ambientes modernos, confortáveis e com acessibilidade. As mudanças vão beneficiar, também, os professores e demais integrantes da equipe escolar, que terão melhores condições de trabalho.