Uma vista privilegiada: daí o nome Mirador

Município chega aos 68 anos de emancipação

Mirador foi emancipado politicamente e administrativamente pela lei estadual 4338, de 25 de janeiro de 1961, desmembrado de Paraíso do Norte, mas a comemoração é no dia 15 de novembro. São 68 anos dessa história de lutas, conquistas, realizações. O município é um dos maiores produtores de cana-de-açúcar do Paraná, ocupando nessa cultura uma área de 9.043 hectares, segundo o Ipardes. Outras culturas são de milho (1.300 hectares), mandioca (685), soja (1.600), laranja (180). A produção de leite também é muito boa, bem como de mel de abelha e ovos de galinha. As criações principais são de frangos, bovinos e um pouco de suínos e ovinos.

O prefeito atual é Reinaldo Pinheiro da Silva, sendo vice Manoel Ribeiro Luprin Neto. São vereadores: Iderceu Irineu Pereira, Elias Pereira da Silva, Emerson Luiz da Costa, Ivan Beraldo, Djairson Batista Gaia, Fabiano Marcos da Silva Travain, Arremir Benedetti, Antonio Mendes da Silva e Aparecido Moreira da Costa.

História

Texto do IBGE

Os primeiros moradores da região que constitui o município de Mirador, atraídos pela fertilidade das terras, apropriadas para o cultivo do café, ali chegaram por volta de 1951. Entre eles encontravam-se Gabriel Fai Ney e José Dores.
Em 1954, como sinal de desenvolvimento já contava com duas casas comerciais de propriedade de Eleutério Ghenon e de Sney Natsuga.
O nome Mirador dado ao município, deve-se ao fato de estar localizado em terreno alto avistando-se, de sua sede, várias outras localidades.
Distrito criado com a denominação de Mirador, pela lei municipal n.º 107, de 10-01-1955, subordinado ao município de Paraíso do Norte.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Mirador, figura no município de Paraíso do Norte.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Obras

A Prefeitura inaugurou recentemente (em Outubro) a rampa náutica de acesso ao rio Ivaí, um fato auspicioso para turistas e pescadores. No dia 2 de Outubro, entregou a Super Creche, o Centro Municipal de Educação Infantil Professora Josefa Lopes da Silva. A obra, para atender crianças de até 3 anos de idade, contempla refeitório, lavanderia, parte administrativa, salas de aula e banheiros adaptados. Oferece 54 vagas, mas pode ter lotação máxima de 80.

Uma outra obra importante, que foi inaugurada, é a ciclovia.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.