União da Vitória comemora o seu 130º aniversário

Contornada pelo rio Iguaçu, sediando tradicionalmente algumas das mais importantes indústrias madeireiras do país, União da Vitória comemora no dia 27 de março o 130º aniversário de fundação. A grande festa vai ser nos dias 3, 4 e 5 de abril, com a realização da 3ª. edição da Stammtisch Vale do Iguaçu. Com entrada franca, será realizada na Estação União. Haverá, além de muito chope (Eisenbahn), músicas típicas alemãs, jogos germânicos, gastronomia típica.

Com área territorial de 717 km2, são plantados no município, conforme o Ipardes, 4.000 hectares de soja, 1.400 de milho, além de outras culturas como erva-mate, feijão, uva, mandioca, trigo. As principais criações são de galináceos, suínos e bovinos.

O parque industrial pode ser somado ao da vizinha Porto União (União da Vitória e Porto União são consideradas as “Gêmeas do Iguaçu”) e é vigoroso, especialmente com as presenças de grandes indústrias ligadas ao ramo madeireiro, como – só para citar um exemplo – a Pormade. Saem dali esquadrias de madeira (a região produz cerca de 30% de toda a produção nacional), janelas, portas, compensados, laminados, casas pré-fabricadas, móveis.

Mas outras empresas dedicam-se a outras atividades, como plásticos, alimentos, metalurgia, condutores elétricos, embalagens, mármores, orgânicos (produtos a base de própolis).

City tour  

Texto da Prefeitura

A cidade de União da Vitória possui vários atrativos relacionados à história da ocupação e do desenvolvimento dos Estados do Paraná e de Santa Catarina. Desde a navegação, a ferrovia e depois, a rodovia, pela posição estratégica a cidade se consolidou como pólo regional de comércio e serviços.

Com a Guerra do Contestado, os trilhos da ferrovia passam a separar os municípios de União da Vitória – PR e Porto União – SC. Abrigando imigrantes europeus, as cidades ainda conservam vivas a língua e aspectos culturais importantes: religião, música, dança e gastronomia.

 Atrações

Morro do Cristo

O Morro do Cristo, onde está localizada a estátua do Sagrado Coração de Jesus, um dos principais pontos turísticos de União da Vitória. Está localizada em um dos morros mais altos que cercam o município, a 928 m acima do nível do mar. O acesso é feito por uma escadaria de 219 degraus. A estátua possui 27 metros de altura e está fixada sobre um pedestal de 6 metros que abriga no seu interior uma capela.

Estação União

No centro, não deixe de conhecer a Estação Ferroviária União, uma das mais belas do interior do país. Na imagem do seu criador, os dois corpos iguais, um em cada Estado, são unidos por enorme arco que sugere o resgate da união – do povo e da terra – dividida ao final do Contestado.​

Catedral Sagrado Coração de Jesus​

A pedra fundamental foi lançada e benta em maio de 1917. A Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus foi inaugurada em 1926. Criada a Diocese de União da Vitória, a Igreja é elevada a categoria de Catedral em março de 1977.​​

Parque Ambiental

Ao visitar a cidade, não deixe de conhecer o Morro do Cristo e ver, na paisagem, mais um espetáculo de beleza do Rio Iguaçu antes de chegar às cataratas. No ambiente natural, o rio, o remanescente florestal, a Serra da Esperança propiciam um estimulante encontro com a natureza.

Ponte do Arco

Inaugurada em 1944, a “Ponte do Arco” tem 279 metros. Recebeu o nome de Manoel Ribas, por ser dele a iniciativa de construir a ponte e a estrada que liga União da Vitória a Curitiba.

Ponte Machado da Costa I Ponte de Ferro

Em 1906, é inaugurada uma ponte de madeira, para dar passagem aos primeiros trens sobre o Rio Iguaçu. Em 1907 é concluída uma ponte metálica, com extensão de 425 m. Está construída exatamente sobre a divisa dos municípios de União da Vitória – PR e Porto União – SC.

História

As primeiras expedições na região ocorreram em 1726. Porém, não estabeleceram nenhum núcleo de povoamento. Nessa época os índios botocudos e caingangues habitavam densamente esta área. Com a descoberta dos Campos de Palmas, e a ocupação dos mesmos, surgiu a necessidade de encurtamento do caminho entre Palmas e Palmeira, para onde seriam conduzidas as tropas de gado.
Decorrente desta necessidade, Pedro Siqueira Cortes, em 12 de abril de 1842, descobriu o vau, o qual permitia a passagem de tropas e igualmente, servia como ponto de embarque e desembarque aos que utilizavam o trânsito fluvial.
Surgiu então o local denominado de Porto União, alterado em 1855 para Porto União da Vitória, e em 1877 para Freguesia de União da Vitória.

Principais acontecimentos históricos

1880 – Proveniente de Palmas, o Coronel Amazonas de Araújo Marcondes fixa-se na Freguesia, como comerciante e entusiasta do desenvolvimento, e começa a implementar inovações, tais como a navegação a vapor e o fomento à imigração.

1881 – Inicia-se a colonização com a vinda de cerca de 24 famílias de imigrantes.

1882 – Começa a navegação pelo rio Iguaçu com o vapor “O Cruzeiro”, de propriedade do Coronel Amazonas.

1884 – O Coronel Amazonas transporta em seu vapor a primeira caldeira para a montagem da primeira serraria.

1890 – Assinado o Decreto 54, do dia 27 de março, criando-se a Intendência Municipal de União da Vitória, desmembrado-a do município de Palmas.

1896 – Passa pela cidade o profeta João Maria.

1907 – Inaugurada a ponte metálica definitiva da Estrada de Ferro São Paulo – Rio Grande, sobre o rio Iguaçu.

1912 a 1916 – Guerra do Contestado.

1917 – Com o Tratado de Limites ocorre o desmembramento da cidade, uma passou a chamar-se Porto União e a pertencer ao estado de Santa Catarina, e a outra União da Vitória, que continuou a pertencer ao Paraná

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.