Unidade de Beneficiamento de Mel de Ortigueira conquista Serviço de Inspeção Paranaense

Unidade de Beneficiamento de Mel de Ortigueira conquista Serviço de Inspeção Paranaense
foto – DIVULGAÇÃO

A Unidade de Beneficiamento de Mel (UBM) de Ortigueira conquistou o Serviço de Inspeção do Paraná/Produtos de Origem Animal (SIP/POA), por meio da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar).

Criada em 2012, a Unidade é gerenciada pela Associação dos Produtores Ortigueirenses de Mel (Apomel), fundada em 1980.

Para a conquista, a consultora do Sebrae/PR, Mariana Santana Scheibel, explica que foi realizado, juntamente com a Apomel, um trabalho de planejamento para identificar quais documentos eram necessários para o processo de adesão junto ao SIP/POA, sendo identificada a necessidade da elaboração do programa de autocontrole (PAC), identidade visual dos produtos, rotulagem e a realização de consultorias para a organização do processo produtivo.

“Após toda a documentação aprovada pela Adapar, agora será necessário o registro dos produtos junto ao SIP, para que o mel seja beneficiado em bisnagas, além do treinamento de pessoal, formação de preços e estudo de mercado, passo que também contará com o nosso apoio”, diz a consultora.

Para a presidente da Associação dos Produtores Ortigueirenses de Mel (Apomel), Ana Kutz, a conquista do SIP/POA representa um avanço. A expectativa, segundo ela, é que o mel possa ser fracionado no local, agregando mais valor ao produto.

“Hoje, os apicultores vendem para os entrepostos, o que ocasiona a desvalorização do produto. Estávamos há mais de 10 anos batalhando para obter o SIP/POA. Temos estrutura ideal para o início das atividades”, conta.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.