UNINTER: uma história de sucesso com 25 anos
Com 1.000 Polos de Apoio Presencial espalhados por mais de 700 cidades em todos os estados brasileiros, cursos nas modalidades presencial, semipresencial e a distância (com serviço de inclusão e atendimento aos alunos com necessidades educacionais especiais), a UNINTER está comemorando 25 anos – Jubileu de Prata. Tudo começou quando o professor Wilson Picler fundou em 1996, em Curitiba, o Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e extensão – IBPEX -, com ofertas de cursos de pós-graduação.
Em 2000 acontecia a criação da Faculdade Internacional de Curitiba – FACINTER – e tinha início a oferta de cursos de graduação presenciais.
Em 2001, há 20 anos, nascia o Instituto Wilson Picler de Responsabilidade Social que, em 2014, passou a se chamar Instituto IBGPEX de Responsabilidade Socioambiental.
Em 2002 começava a oferta de cursos tecnológicos com a criação da Faculdade de Tecnologia de Curitiba – FATEC. No mesmo ano, era criado o primeiro estúdio para a gravação de vídeo-aulas. Hoje, com 12 estúdios, são mais de 4,5 mil horas de aulas gravadas e transmitidas por ano.
Em 2003 a FACINTER e a FATEC lançavam os primeiros cursos na modalidade de educação a distância.
Em 2004 tinha início a oferta de cursos tecnológicos com a criação da Faculdade de Tecnologia Internacional – FATEC Internacional.
Em 2005 era lançada a Editora IBPEX que, em 2013, passou a se chamar Editora InterSaberes, voltada à publicação de conteúdo acadêmico.
Em 2008 acontecia o lançamento da Solução Educacional Uninter, que conta com material didático completo para todo o ensino básico e fundamental, com qualidade reconhecida pelo Prêmio Jabuti — uma das premiações mais relevantes da literatura brasileira.
Em 2011, há 10 anos, era criado o setor de Produção Multimídia, que já produziu mais de 10 mil aulas e 120 mil slides de material didático para os cursos de extensão, graduação e pós-graduação.
Em 2012 aconteceu, a partir da fusão da FACINTER e da FATEC, o nascimento do Centro Universitário Internacional Uninter.
Em 2013, lançamento do Mestrado Profissional em Educação e Novas Tecnologias e também início dos cursos na modalidade semipresencial, com uma parte das aulas de maneira presencial, em sala de aula, e outra parte das aulas no ensino a distância.
Em 2015, o Centro Universitário recebe o conceito institucional nota 4 no recredenciamento do Ministério da Educação (MEC) e atinge o patamar de uma instituição de ensino acima da média. No mesmo ano, lançamento do Mestrado em Direito e início da oferta de cursos quadrimestrais nas modalidades EAD, Semi e Telepresencial da UNINTER.
Em 2016, a Logística da Uninter bate o seu recorde anual de 1,5 milhão de materiais didáticos entregues aos polos de todo o país. E a Uninter inova a educação brasileira ao distribuir um conjunto de equipamentos aos alunos dos cursos de engenharia, para a realização de atividades práticas. Mais tarde, em 2018, os alunos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda também passaram a receber estes laboratórios portáteis, desta vez, direcionados à prática da área de comunicação.
A partir de 2017, em cinco anos, a Uninter envolve 233 mil estudantes em 295 projetos de pesquisa e 860 ações de extensão.
Em 2018, a Uninter é recredenciada pelo MEC e reconhecida como a única instituição do país com nota máxima no ensino a distância. Tem início a internacionalização da Uninter com o primeiro vestibular fora do país para moradores dos Estados Unidos. E a Editora Intersaberes supera a marca de 10 milhões de livros didáticos impressos.
Em 2019, para atender às novas demandas do ensino médio e do mercado, a Uninter lança sua Escola de Formação Técnica e Profissional, a Unintertech. Acontece também o lançamento do Doutorado Profissional em Educação e Novas Tecnologias. E o Grupo Uninter inicia o ano com mais de 220 mil alunos matriculados em todo o Brasil.
Em 2020, 1- pela primeira vez, a Uninter conquista o Prêmio Reclame Aqui, de melhor atendimento ao cliente, na categoria Educação – Universidades e Faculdades, reforçando seu DNA de excelência; 2- a instituição é eleita vencedora do Prêmio Top Educação, por onze vezes consecutivas. Uma premiação promovida pela revista Educação, de relevância nacional; 3- a Uninter se estabelece, pela primeira vez na sua história, entre as 10 maiores instituições de ensino superior do país, de acordo com o levantamento do jornal Valor Econômico, Serasa Experian e da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV-EAESP); 4- Com mais de 12.900 alunos matriculados, a Uninter ultrapassa a barreira dos 3.700 alunos formados no curso de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e completa 10 anos transformando vidas; 5- Para fortalecer ainda mais a interação acadêmica e social em níveis internacionais, a Uninter cria, em agosto de 2020, a Escola Superior de Línguas – ESLI; 6- Entrada da Uninter no mercado europeu e asiático, com polos de apoio presencial em Portugal, Inglaterra e Japão.
2021
Hoje, a Uninter está com 12 polos ativos no exterior, sendo nove nos EUA, dois na Europa e um na Ásia. No Brasil, está presente em todos os estados da federação, com aproximadamente 400 cursos de graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado e extensão. Já formou algo em torno de 500 mil alunos.
A Uninter lança a Graduação Ao Vivo Telepresencial, uma nova e moderna modalidade de ensino. Apoiadas em metodologias inovadoras, as aulas apostam na presencialidade, que permite a interação dos alunos em tempo real, sem que precisem estar presentes fisicamente no campus. Os estudantes podem participar dos encontros de qualquer lugar adequado para os estudos, tirar suas dúvidas e interagir ao vivo.