UNINTER: uma história de sucesso com 25 anos

UNINTER: uma história de sucesso com 25 anos
Foto: instalações da Uninter em Curitiba no tradicional Edifício Moreira Garcez

Com 1.000 Polos de Apoio Presencial espalhados por mais de 700 cidades em todos os estados brasileiros, cursos nas modalidades presencial, semipresencial e a distância (com serviço de inclusão e atendimento aos alunos com necessidades educacionais especiais), a UNINTER está comemorando 25 anos – Jubileu de Prata. Tudo começou quando o professor Wilson Picler fundou em 1996, em Curitiba, o Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e extensão – IBPEX -, com ofertas de cursos de pós-graduação.

Em 2000 acontecia a criação da Faculdade Internacional de Curitiba – FACINTER – e tinha início a oferta de cursos de graduação presenciais.

Em 2001, há 20 anos, nascia o Instituto Wilson Picler de Responsabilidade Social que, em 2014, passou a se chamar Instituto IBGPEX de Responsabilidade Socioambiental.

Em 2002 começava a oferta de cursos tecnológicos com a criação da Faculdade de Tecnologia de Curitiba – FATEC. No mesmo ano, era criado o primeiro estúdio para a gravação de vídeo-aulas. Hoje, com 12 estúdios, são mais de 4,5 mil horas de aulas gravadas e transmitidas por ano.

Em 2003 a FACINTER e a FATEC lançavam os primeiros cursos na modalidade de educação a distância.

Em 2004 tinha início a oferta de cursos tecnológicos com a criação da Faculdade de Tecnologia Internacional – FATEC Internacional.

Em 2005 era lançada a Editora IBPEX que, em 2013, passou a se chamar Editora InterSaberes, voltada à publicação de conteúdo acadêmico.

Em 2008 acontecia o lançamento da Solução Educacional Uninter, que conta com material didático completo para todo o ensino básico e fundamental, com qualidade reconhecida pelo Prêmio Jabuti — uma das premiações mais relevantes da literatura brasileira.

Em 2011, há 10 anos, era criado o setor de Produção Multimídia, que já produziu mais de 10 mil aulas e 120 mil slides de material didático para os cursos de extensão, graduação e pós-graduação.

Em 2012 aconteceu, a partir da fusão da FACINTER e da FATEC, o nascimento do Centro Universitário Internacional Uninter.

Em 2013, lançamento do Mestrado Profissional em Educação e Novas Tecnologias e também início dos cursos na modalidade semipresencial, com uma parte das aulas de maneira presencial, em sala de aula, e outra parte das aulas no ensino a distância.

Em 2015, o Centro Universitário recebe o conceito institucional nota 4 no recredenciamento do Ministério da Educação (MEC) e atinge o patamar de uma instituição de ensino acima da média. No mesmo ano, lançamento do Mestrado em Direito e início da oferta de cursos quadrimestrais nas modalidades EAD, Semi e Telepresencial da UNINTER.

Em 2016, a Logística da Uninter bate o seu recorde anual de 1,5 milhão de materiais didáticos entregues aos polos de todo o país. E a Uninter inova a educação brasileira ao distribuir um conjunto de equipamentos aos alunos dos cursos de engenharia, para a realização de atividades práticas. Mais tarde, em 2018, os alunos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda também passaram a receber estes laboratórios portáteis, desta vez, direcionados à prática da área de comunicação.

A partir de 2017, em cinco anos, a Uninter envolve 233 mil estudantes em 295 projetos de pesquisa e 860 ações de extensão.

Em 2018, a Uninter é recredenciada pelo MEC e reconhecida como a única instituição do país com nota máxima no ensino a distância. Tem início a internacionalização da Uninter com o primeiro vestibular fora do país para moradores dos Estados Unidos. E a Editora Intersaberes supera a marca de 10 milhões de livros didáticos impressos.

Em 2019, para atender às novas demandas do ensino médio e do mercado, a Uninter lança sua Escola de Formação Técnica e Profissional, a Unintertech. Acontece também o lançamento do Doutorado Profissional em Educação e Novas Tecnologias. E o Grupo Uninter inicia o ano com mais de 220 mil alunos matriculados em todo o Brasil.

Em 2020, 1- pela primeira vez, a Uninter conquista o Prêmio Reclame Aqui, de melhor atendimento ao cliente, na categoria Educação – Universidades e Faculdades, reforçando seu DNA de excelência; 2- a instituição é eleita vencedora do Prêmio Top Educação, por onze vezes consecutivas. Uma premiação promovida pela revista Educação, de relevância nacional; 3- a Uninter se estabelece, pela primeira vez na sua história, entre as 10 maiores instituições de ensino superior do país, de acordo com o levantamento do jornal Valor Econômico, Serasa Experian e da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV-EAESP); 4- Com mais de 12.900 alunos matriculados, a Uninter ultrapassa a barreira dos 3.700 alunos formados no curso de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e completa 10 anos transformando vidas; 5- Para fortalecer ainda mais a interação acadêmica e social em níveis internacionais, a Uninter cria, em agosto de 2020, a Escola Superior de Línguas – ESLI; 6- Entrada da Uninter no mercado europeu e asiático, com polos de apoio presencial em Portugal, Inglaterra e Japão.

2021

Hoje, a Uninter está com 12 polos ativos no exterior, sendo nove nos EUA, dois na Europa e um na Ásia. No Brasil, está presente em todos os estados da federação, com aproximadamente 400 cursos de graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado e extensão. Já formou algo em torno de 500 mil alunos.

A Uninter lança a Graduação Ao Vivo Telepresencial, uma nova e moderna modalidade de ensino. Apoiadas em metodologias inovadoras, as aulas apostam na presencialidade, que permite a interação dos alunos em tempo real, sem que precisem estar presentes fisicamente no campus. Os estudantes podem participar dos encontros de qualquer lugar adequado para os estudos, tirar suas dúvidas e interagir ao vivo.

Prof. Wilson Picler

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.