Verê, atração para turistas, chega aos 61 anos de idade
(da Redação)
26 de outubro marca a passagem do 61º aniversário de emancipação de Verê, cidade que tem se desenvolvido muito bem nos aspectos turísticos e de produção orgânica. Está ali uma importante atração turística, que é a Termas Águas de Verê, com hotel 4 estrelas, spa e parque aquático, com vista para o rio Chopim. Está ali também a Coopervereda Cooperativa dos Produtores Orgânicos e Agroecológicos do Sudoeste do Paraná, produzindo sucos de frutas orgânicos, geleias, legumes, molhos de tomate – tudo orgânico. Um dos novos lançamentos é o fubá de milho certificado produzido em moinho de pedra. Há também o Laticínio Alto Alegre com seus queijos premiados, requeijões, manteigas, natas.
Não é à toa que os turistas (da Termas e dos outros 2 hotéis da cidade) costumam levar para suas casas esses produtos vereenses.
A cidade oferece, porém, outros bonitos locais para passeios, como a Ilha do Santana com as trilhas ecológicas para caminhadas, que fica na Comunidade de União da Barra. No mesmo local temos a Vinícola Sartor, que está se especializando em vinhos finos.
Mas tem mais: Recanto Preilipper especializado em atendimento a turistas, com restaurante, açude para a prática esportiva, trilha ecológica para caminhadas, Cantina Calgarotto e mais.
Na agricultura, destaques para o soja, milho, tomate, trigo. A cidade sedia uma unidade da Primato Cooperativa Agroindustrial, produzindo ali inclusive rações para nutrição animal.
Desmembrado de Dois Vizinhos, Verê está a 505 metros de altitude e tem uma área territorial de 312 km2.
O município de Verê, foi criado através da lei estadual n° 4730, de 24 de junho de 1963 e instalado em 26 de outubro de 1963, foi desmembrado do município de Dois Vizinhos.
O início do desbravamento do território onde se localiza o Município de Verê se deu por volta de 1934, quando chegaram os primeiros pioneiros nas matas virgens da região. Os colonos chegaram através das picadas abertas e no lombo dos burros, vindos principalmente de Santa Catarina. No início, as atividade eram voltadas à derru,bada das matas para as plantações das roças de milho e fejão e a criação e engorda de suínos.
O nome Verê vem do indígena caiguangue ‘VIRY’, que foi um cacique dos índios de Guarapuava, região historica de Palmas, amigo dos povoadores. Seu significado na linguistica caiguangue é: ‘SEMPRE, ETERNAMENTE’. Uma homenagem ao nome é o tradicional festival da música sertaneja e popular que leva o nome do caiguangue.