Vitorino chega aos 63 anos com força agrícola e industrial 

Vitorino chega aos 63 anos com força agrícola e industrial 
O Morro Divisor dos Ventos, grande atração – DIVULGAÇÃO

(da Redação)

63 anos de emancipação. É a data que Vitorino estará comemorando no dia 29 de novembro.

O município foi desmembrado de Clevelândia, tem uma área territorial de 307 km2 e está 687 metros de altitude. Pertence à Comarca de Pato Branco.

Conforme dados do Ipardes, planta-se ali soja em 22.300 hectares, feijão em 9.300, trigo em 6.000, milho em 4.700, aveia em 1.200, além de mandioca, erva-mate, laranja, tangerina. A produção de ovos de galinha é excepcional, sendo muito boa a de leite.

O parque industrial é expressivo. Estão ali, por exemplo, as empresas Rodma Equipamentos para a agricultura, Polecola resinas para madeira, MPL painéis, Padele panelas, unidades das cooperativas Coopertradição, Primato, Coopável, Cooperalfa.

História

Vitorino começou a receber os primeiros habitantes entre os anos de 1920 e 1925, gente que se estabeleceu na região para fazer o entreposto do caminho das tropas de Barracão a Clevelândia. Já as primeiras famílias de origem italiana e alemã chegaram entre os anos de 1935 e 1940, vindas de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. Vinham atraídas pela fertilidade da terra e pela industrialização de madeira (pinho).

Atração

Uma grande atração regional é o Morro Divisor dos Ventos, que fica em Vitorino e também na cidade catarinense de Jupiá. Os turistas chegam em busca de aventura e das paisagens deslumbrantes, a mais de 1.093 metros de altitude. O local é ideal para belas fotos, prática de vôo livre, parapente, paraglider, balonismo.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.