Vocações Regionais Sustentáveis: pinhão, Erva-mate, pupunha, banana, mandioca
(da Redação)
Para valorizar as produções sustentáveis do Paraná e apoiar a produção em grande escala e exportar o que é desenvolvido pela agricultura familiar paranaense, a Invest Paraná implantou o programa Vocações Regionais Sustentáveis. Busca-se, por exemplo, no litoral (Antonina, Morretes e Guaraqueçaba), a melhoria das condições e resultados dos plantios de pupunha, banana, mandioca palmito juçara.
Em São Mateus do Sul houve reunião para a valorização da erva-mate e do pinhão.
A prefeita de São Mateus do Sul Fernanda Sardanha agradeceu a presença de todos e a importância da agregação de valores para a Erva mate e o Pinhão, produtos nativos que merecem ser difundidos e comercializados internacionalmente. Outros prefeitos, entre eles os de Cruz Machado Antonio Luis Szaykowski e de General Carneiro Joel Ricardo Marins Ferreira ressaltaram como os negócios com a Erva mate e o Pinhão podem ajudar a economia regional.
O objetivo é trabalhar a cadeia de valor para Erva Mate e Pinhão, na Região Sudeste do Paraná nos municípios de: Antônio Olinto, Bituruna, Cruz Machado, General Carneiro, Guarapuava, Inácio Martins, Paula Freitas, Paulo Frontin, Pinhão, Porto Vitória, São João do Triunfo, São Mateus do Sul, Turvo e União da Vitória).
Além de vários usos para esses produtos na culinária, chás, ressaltou-se o estudo para fabricação de essências muito difundidas no mercado internacional. O turismo é outro viés que pode ser explorado.