Você já viu uma igreja subterrânea? Pois então vá conhecê-la em Mamborê
Ela é pequena, cabem em seu interior 60 pessoas, mas, decididamente, é uma das igrejas mais interessantes do Paraná. Estamos falando da “igreja subterrânea” de Mamborê ou, mais precisamente, da comunidade Gavião. A Capela Sagrado Coração de Jesus, como é o seu nome, está a 18 quilômetros da sede urbana mamboreense. O povo, porém, refere-se ao templo como “Igreja do Gavião”.
Construída na década de 1990, chama muito as atenções gerais por fugir ao tipo comum de construções religiosas. A arquiteta, de saudosa memória, foi Maria Beatriz Brunetta, de Curitiba. As obras foram concretizadas por Eugênio Schneider, também de Curitiba.
A área interna é revestida por rochas, dividindo espaço com áreas de vidro que trazem iluminação interna, várias plantas ornamentais e esculturas sacras. A primeira missa foi celebrada em 4 de fevereiro de 1990 pelo então Bispo (de saudosa memória) Dom Virgilio de Pauli e concelebrada pelo frei Mario Brunetta.
A comunidade tem, ali, além de lugar espiritual, campo de futebol, salão de festas, área verde.
Sempre em agosto, no primeiro domingo, é realizada a Festa da Costela, atraindo muita gente da região e até de fora. Este ano, será efetivada a 35ª. edição e deverá reunir cerca de 4 mil pessoas. Será celebrada Missa e, após o almoço, deverá ser sorteado um carro, com renda em prol da Pastoral da Criança de Mamborê.
A igreja subterrânea de Mamborê integra a Rota da Fé da região.