Xambrê chega aos 59 anos

O dia 25 de julho marca o 59º aniversário de emancipação política e administrativa de Xambrê, o que aconteceu graças à Lei estadual  n.º 4.245, de 25 de julho de 1960, desmembrado de Cruzeiro do Oeste.

Conforme a Prefeitura Municipal, o território onde está localizado o Município de Xambrê, foram terras adquiridas no início da década 1950 pela Companhia Byington de Colonização Ltda, com um total de 135,949 mil ha. A Companhia Byington, de origem norte americana foi responsável pela  formação de outras localidades urbanas que tornaram-se Municípios: Altônia, Pérola e Xambrê

A origem do nome de Xambre, faz referência ao Rio Xambrê. No entanto, o senso comum menciona que a origem do nome está associada ao engenheiro francês Chambert ou de origem indígena, referindo-se ao cacique Jambrê, que tinha na época, grande influência no Vale do Piquiri.

Conforme dados do Ipardes, o município é forte nos plantios de cana de açúcar (2.459 hectares), mandioca (1.265), com expressivas criações de aves, bovinos e suínos. A produção leiteira é importante, bem como a dos casulos de bicho da seda.

Atrações

O rio Xambrê é um importante atrativo, tendo praia natural de água doce, com estrutura de churrasqueiras e lanchonete, um local agradável para pescaria e para passar o dia com a família. Tem ainda três balneários que atraem público regional: Lagoa Azul, Ipanema e Riacho Doce. A cachoeira do rio Pacaraí, mesmo não tendo infraestrutura turística é um local bastante atrativo com freqüência das pessoas da região.

Padroeira

Dias antes do aniversário de emancipação, Xambrê festeja sua padroeira, Nossa Senhora do Carmo. Vai ter festa, como em todos os anos. Será nos dias 20 e 21 de julho. Serão celebradas Missas, haverá novenas e procissão. No domingo, depois da Missa, haverá muita música, comidas típicas e quadrilha. O movimento será intenso quando será realizado o sorteio do Show de Prêmios.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.